Você, não!

Você, não!

As vending machines estão por toda parte. Longe de olhares recriminadores e à vista de quem tem pressa, oferecem tentações de alcance fácil. Só que a farra acabou. A última geração destas máquinas consulta registros médicos e só libera doces e snacks para quem está podendo.

Leia mais:

O mundo é dos narcisistas – Veja as cidades mais selfies” do mundo
Fugindo das aparências – O difícil relacionamento com a imagem da pessoa amada

No filme O Grande Ditador, com bastante inocência quanto ao futuro, Charlie Chaplin chegou a afirmar que não somos máquinas, homens é o que somos. Podemos não compartilhar muitas peças em comum, mas agora falamos a mesma língua.

E, dependendo do interesse, podemos nos desentender. Isso porque a Luce X2 Touch TV é uma vending machine que pode recusar clientes.

Estas novas máquinas de venda por conveniência possuem uma câmera, no topo, que permitem o reconhecimento facial.

Portanto, se seu cadastro no sistema revela o estado de sua saúde, a máquina bloqueia a venda de itens de fast food e snacks ricos em gordura trans.

O algorítimo instalado no software pode decidir, por eemplo, se a compra de um café com três doses de açúcar ou a quarta barra de chocolate excede seus limites.

A invenção, criada pela empresa italiana Rhea Vendors e recentemente lançada na Inglaterra, traz um monitor de 22 polegadas, com funções touchscreen que permitem a escolha do item oferecido.

Ao mesmo tempo, o sistema aciona uma busca no banco de dados de históricos médicos cadastrados, par aver se quem está diante da máquina está com a saúde em dia.

Se uma delas recusar atendê-la, não adiante insistir. Muito menos sair de carro procurando uma mais inocente. Com cloud computing, as máquinas de venda automática de propriedade da mesma empresa conversam entre si.

E elas também falam.

Nas situações em que você chega diante da câmera com um grupo de amigos, a máquina vai reconhecer o grupo de pessoas e dirigir uma campanha publicitária personalizada.

Dizendo seu nome e de quem estiver com você, este sistema garante a recepção das mesmas mensagens em todos os lugares

A presença de robôs e sistemas integrados é uma realidade, com a qual devemos conviver. Eu mesma adoro os lançamentos tecnológicos.

Confira agora o que descobri na última Consumer Electronics Show 2015, em Las Vegas.

Tags: , , , , ,