A vantagem da dieta fracionada

A vantagem da dieta fracionada

Estudo do American College of Nutrition encontra evidências de que fracionar a alimentação ajuda a perder peso. Isso porque comer pequenas quantidades ao longo do dia acelera o metabolismo. Está renovado o valor das mini-refeições. 

Leia mais:

A evolução na mesa – Conheça os sabores do perigo
O aroma da vida – É pelo nariz que se vive mais

A sabedoria popular diz que comer várias vezes por dia é mais eficiente para afinar a silhueta que cumprir protocolarmente as três tradicionais refeições.

Agora, esta crença acaba de ganhar comprovação científica.

Um estudo, divulgado no Journal of the American College of Nutrition, analisou 2.700 pessoas, que responderam um amplo questionário sobre seus hábitos alimentares. Dentre os participantes haviam representantes dos dois gêneros e de todas as faixas etárias.

O resultado encontrado foi o de que os participantes costumam ter, diariamente, 5,64 “ocasiões de alimentação”, em média. E, quanto mais refeições fracionadas, menor o Índice de Massa Corporal.

A pesquisa chegou a outras descobertas interessantes. Uma delas é que, quanto menor o IMC da pessoa, maior a probabilidade dela ter comido alimentos saudáveis no café da manhã ou jantar. E, ainda, pessoas com menor IMC têm menos o costume de comer (principalmente o desjejum) em frente à TV.

Para dar certo, a dica é não forçar comer mais vezes, se você não está acostumada.

Para ir pegando o jeito, saiba que cada mini-refeição deve somar entre 300 e 400 calorias. Sobre a quantidade, consulte seu estômago, comendo quando tiver fome. Pare quando estiver saciada. E preste atenção na soma, para não exceder o limite.

Tags: , , ,