Uma hora após o fast food

Pleno de substâncias que engordam e fazem mal à saúde, se há um inimigo a ser combatido, é o fast food. Que segue prejudicando o corpo por até uma hora depois de ingerido. Veja como.

Leia mais:

Honestidade no cardápio – Como é feito o hambúrger do McDonald’s?
Seu passado a condena – A incoveniente persistência do fast food

Quando você dá a primeira mordida em um Big Mac, a experiência é única.

Os dois hambúrgueres no pão macio, que torna-se embebido pelo molho secreto, misturam-se ao picles e proporcionam seu paladar característico.

Adicione batatas fritas e um gole de Coca Cola e você encontrou o nirvana.

Mas, o que acontece depois da última mordida?

Contra a ameaça do fast food, a melhor arma é a informação.

Um infográfico, feito pelo site Fast Food Menu Price, revela o que acontece com nosso corpo uma hora depois de ingerir o sanduíche.

Nos primeiros 10 minutos, o nível de açúcar no sangue alcança um pico, e você sente-se satisfeita pela liberação de dopamina – mesmo efeito proporcionado pelas drogas.

Entre 20 e 30 minutos, o açúcar e o sódio ingeridos lhe provocam sede, porque provavelmente você estará desidratada.

40 minutos depois, volta a fome.

E, após uma hora, a digestão mal começou a dar conta do que foi ingerido.

Confira a seguir, em detalhes, o que acontece no corpo até 60 minutos depois de comer um Big Mac.

info-fast-food

10 minutos

O cérebro favorece alimentos calóricos.

O cérebro humano evoluiu em uma época de escassez de alimentos, por isso favorece o consumo de comidas altamente calóricas. Um Big Mac contém 540 kcal e eleva o açúcar no sangue de maneira rápida.

Todo junk food dispara o sistema de recomepensas do cérebro. Isso aumenta a produção do hormônio dopamina, o que nos proporciona a sesação de prazer. Este processo é similar ao que acontece com a cocaína e contribui para a compulsão diante do prato.

20 minutos

O açúcar que vicia.

Você sabia que o Big Mac contém elevados níveis de frutose de xarope de milho e sódio? Estes ingredientes são viciantes e fazem o corpo exigir cada vez mais de seu consumo, o que leva à obesidade e problemas no coração.

30 minutos

O sódio ataca.

Um Big Mac contém 970 miligramas de sódio. Este montante provoca a desidratação do corpo. Com sintomas similares aos provocados pela fome, o excesso de sódio engana o organismo, que age para que você consuma mais sanduíches.

Esta quantidade de sódio faz com que os rins tenham dificuldades em eliminar o sal. Esta overdose de seodio faz com que o coração trabalhe acelerado para bombear o sangue nas veias. Isso aumenta a pressão sanguínea e pode levar a um infarto.

40 minutos

Quero mais!

Ainda sente fome depois de comer um Big Mac? Isso acontece porque você perdeu o controle sobre o nível de açúcar no sangue, que provoca o desejo de comer mais.

Quando consumimos alimentos altamente calóricos, a resposta da insulina faz com que a glicose caia, fazendo com que você deseje comer mais. A frutose proveniente do xarope de milho presente no pão do sanduíche é rapidamente absorvida pelo trato intestinal, provocando picos de insulina e uma “falsa” fome.

60 minutos

Digestão lenta.

Normalmente, o corpo leva de 24 a 72 horas para digerir por completo um alimento. Entretanto, hambúrgueres levam mais tempo, pelo fato de serem gordurosos. Por este motivo, um Big Mac pode levar até três dias para ser digerido.

A gordura trans leva até 51 dias para ser digerida. E um Big Mac contém 1,5 gramas de gordura trans. Diferentes estudos já provaram que gorduras trans estão ligadas a doenças do coração, obesidade, diabetes e alguns tipos de câncer.

A conclusão é que, se quiser degustar um Big Mac, faça-o com moderação, muito ocasionalmente.

Os ingredientes podem causar problemas à sua saúde que não compensam os minutos de prazer proporcionados.

Tags: , , ,