Um toque de sentimento

Ele é responsável por grande parte do estresse diário. Mas estudo da Universidade de Basel (Suíça) revela como exercícios feitos pelo smartphone podem melhorar nosso humor.

Leia mais:

App cura dor nas costas – E se a tecnologia ajudasse, só para variar?
O perigo do “junk sleep” – Na hora de desligar, desligue

A tecnologia deveria facilitar nosso cotidiano.

Mas as pessoas estão invertendo os papéis, mudando suas vidas para se adaptarem às inovações.

É o que temos visto com os smartphones.

Mas um estudo realizado por cientistas suíços mostra como podemos mudar a relação que temos com os gadgets, para fazê-los participar da parte boa de nossas vidas.

A pesquisa observou 27 voluntários, que deveriam escolher entre algumas opções de exercícios terapêuticos, chamados de micro-intervenções, usando seus celulares.

Alguns destes exercícios foram praticados assistindo a vídeos tutoriais de cinco minutos nos aparelhos.

Alguns dos participantes, por exemplo, recordaram experiências emocionais, enquanto outros fizeram um teste repetindo frases curtas ou sequências de números de uma maneira contemplativa.

Outros, ainda, participaram de um jogo de gestos faciais.

Todos registraram seu humor nos smartphones, usando uma escala de seis etapas, antes e após os exercícios.

Como resultado, aqueles que conseguiram melhorar imediatamente o seu humor beneficiaram-se a longo prazo, tendo mantido o alto astral durante duas semanas.

Esta descoberta demonstra a viabilidade de proporcionar micro-intervenções baseadas em smartphones para melhorar o humor em situações cotidianas, geralmente muito estressantes.

O uso de tecnologias de comunicação para melhorar a saúde psicológica é um tema atual que ganhou o nome de “saúde mobile”.

O estudo foi publicado no periódico científico Frontiers in Psychology.

Tags: , , , , , ,