Trocas vantajosas na confeitaria

Trocas vantajosas

Resistir aos bolos e demais doces é sempre difícil, não? Mas existem truques que permitem comermos sem nos preocupar com a balança. Se você não vive sem doces e bolos, vale a pena pensar em ingredientes que possam substituir parte da farinha, do açúcar, da manteiga e dos ovos em suas receitas prediletas.

Fazer isso significa bancar o Midas Light, ou seja, pensar em uma alquimia que transforme tudo que é gordo em algo menos calórico – e bem mais nutritivo.

Dediquei vários anos e capítulos dos meus livros a esse tema das trocas vantajosas.

E quando falo em substituições, minha intenção é trazer conceitos (e não receitas prontas) que possam ser adaptados ao preparo de qualquer prato.

Entre as experimentações mais inusitadas que fiz recentemente, destaco as seguintes:

- Ao fazer cookies ou brownies, experimente substituir 1 xícara de farinha por 1 xícara de feijão preto cozido e amassado. Assim fica com menos calorias e muito mais light.

- Uma xícara de purê de maçã equivale a 1 xícara de açúcar na preparação de um bolo. No entanto, a receita pode ficar mais liquefeita do que a original. Para compensar esse efeito, o truque é diminuir ¼ dos demais ingredientes líquidos solicitados durante o preparo.

- Meia colher de extrato de baunilha equivale a 2 colheres de açúcar. Se uma receita pedir por exemplo 1 copo de açúcar, esta é uma substituição que pode economizar facilmente umas 400 kcal.

- Uma xícara de purê de abacate pode substituir  uma xícara de manteiga, já que ambos têm a mesma consistência cremosa. Em receitas que pedem manteiga e óleo, uma xícara de banana amassada também pode gerar esse efeito.

- Uma colher de sopa de chia imersa em uma xícara de água (descansando por 15 minutos) equivale a um ovo na massa.

Parece estranho?

Vale a pena testar!

Veja outra dica para combater a vontade de comer doces.

Tags: , , , , ,