Salada na merenda

Salada na merenda

As iniciativas de promoção da saúde e de combate à obesidade dirigidas às crianças nos dão esperança de um dia zerar os males do excesso de peso. As “Salad Bars to Schools” nos dão uma aula de como fazer isso.

Leia mais:

Saúde, a escolha da nova geração – Crianças agora preferem saladas e frutas
Psicologia dos cereais – Como o marketing usa a ciência para fisgar as crianças

A obesidade entre crianças e adolescentes preocupa. Nos Estados Unidos, o número de casos nesta faixa etária triplicou desde 1980. Hoje, 17% de jovens até 19 anos são obesos. Se nada for feito, seu destino quando adultos será encarar diversos problemas de saúde relacionados ao peso excessivo.

Lutar para mudar os hábitos alimentares dos mais jovens é a saída proposta pela iniciativa Let’s Move Salad Bars to Schools. Para isso, o objetivo é oferecer acesso a frutas, vegetais, grãos integrais e proteínas mais saudáveis. Pesquisas mostram que, quando é oferecida esta opção, as crianças respondem ao estímulo e incorporam os novos itens à dieta. Isso muda seus hábitos para a vida toda.

A campanha é colocar um salad bar, que é um buffet com frutas, vegetais e grãos integrais, em cada escola nos Estados Unidos. Hoje, o programa, lançado em 2010, soma contabiliza mais de 3.400 buffets de alimentos frescos e saudáveis instalados em escolas, beneficiando cerca de 1,7 milhão de estudantes.

Ao contrário do que poderíamos imaginar, ou pelo menos do que seria comum encontrar no Brasil, a inciativa é financiada por empresas. Doações particulares também são incentivadas. O exemplo vem de longe, mas o problema nos é familiar. Como vimos em matéria anterior, mais da metade dos brasileiros está acima do peso ou é obesa. Para um dia melhorar estes números, a hora de agir é agora.

Salada na merenda

A aposta é no futuro: salad bars em mais de 3.400 escolas

Assista ao vídeo que explica o projeto (em inglês).

Tags: , , , ,