Risoto de shimeji com arroz negro

Risoto de shimeji com arroz negro

Para dar boas-vindas a novos hábitos alimentares, que tal uma receita em que os ingredientes aparecem vestidos a rigor? Prato fácil e rápido de fazer, este risoto é perfeito para um almoço com poucas calorias para quatro pessoas.

No meu processo de emagrecimento, não adiantava perder peso se minha cabeça continuava gorda. O visível (corpo) ficava diferente; o invisível (mente) ficava igual. Até que um dia resolvi mudar. Mexer primeiro no invisível. Eu precisava trabalhar a minha cabeça para querer ser magra e essa força mental seria a base da minha transformação.

Com o pensamento focado em emagrecer, reinventei minha alimentação. E este foi o meu pulo do gato. De lá para cá, orientei minha vida pela boa forma. E esse caminho passa inevitavelmente pela cozinha.

Um grande achado foram os cogumelos. Estes fungos comestíveis são fonte de fibras, que auxiliam no funcionamento do intestino, controlam o colesterol e favorecem perder peso, pois reduzem a absorção de gordura e promovem saciedade.

Dentre eles, o shimeji é uma boa fonte de lisina e vitamina B1. Mas sua melhor característica é o sabor delicado. Por isso, é o meu escolhido para uma receita deliciosa e prática de risoto. Só uma dica: dentre as espécies branca e cinza, escolha pela data de validade, sem manchas nem umidade aparente. Conserve-o na geladeira e utilize-o rapidamente.

E o arroz negro? Em comparação com o arroz branco, este carboidrato em black tie tem em geral 30% a mais de fibras e 20% a mais de proteínas, além ser rico em ômega-3 (gordura boa), que ajuda aumentar o HDL (colesterol bom). Também possui vitamina A, complexo B, proteínas, vitamina C e E – e ainda é menos calórico que o arroz integral.

Risoto de shimeji com arroz negro

Risoto de shimeji com arroz negro

Ingredientes

2 bandejas de shimeji
100 g de arroz negro cozido
2 colheres (sopa) cebola picada
1 colher (chá) de alho picado
1 colher (sopa) de azeite
2 colheres (sopa) requeijão light
50 ml de shoyo light
1 litro de água

Modo de preparo

Primeiro cozinhe o arroz na água até ficar al dente.
Coe e lave-o com água corrente. Reserve.
Em outra panela, doure o alho e a cebola no azeite.
Adicione o shimeji e junte o shoyo, mexendo.
Junte o arroz e mexa mais um pouco.
Coloque por último o requeijão.
Desligue o fogo e sirva imediatamente.

Tags: , , , , , ,

Dados nutricionais conferidos por Carina Melo, CRN 28117