Revolução em duas rodas

A revolução em duas rodas

Para desenvolver a bicicleta perfeita, ONG americana promove concurso de design. Ao conhecer os cinco projetos, podemos ver o futuro chegando sobre duas rodas.

Leia mais:

Vá de bike – Confira os principais benefícios de adotar a bicicleta
Trilha musical – O que bicicleta e música tem a ver você nem imagina

Em time que está ganhando não se mexe, certo? Pois o objetivo da organização Oregon’s Manifest é exatamente questionar este pensamento, ao tentar concluir o projeto da bicicleta perfeita.

Para isso, promove concursos entre designers e artesãos. Após um hiato de três anos, o Bike Design Project está sendo reeditado em 2014. Nesta disputa participam cinco equipes, representando as cidades onde mais se utiliza a magrela como meio de transporte nos Estados Unidos (Portland, São Francisco, Nova York, Chicago e Seattle).

Nada de desenho. Como a exigência do concurso é a de que somente disputem propostas reais, podemos ver cinco ideias de verdade, onde o prêmio não vai apenas para o melhor pojeto. Isso porque o design vencedor deverá ser produzido em larga escala, tornando ainda mais agradável e popular o uso da bicicleta. Assim, todos ganham.

Agora, os projetos estão em votação online, até o dia 3 de agosto – clique aqui para conhecer e escolher o melhor.

Confira a seguir os projetos que disputam o título de melhor bicicleta.

Chicago

Revolução em duas rodas

A ideia que representa Chicago homenageia a mobilidade e a cidade. Batizado de Black Line, o mesmo nome do sistema de trens em trilhos elevados da cidade, foi desenvolvido pelo estúdio de design Minimal, em parceria com o fabricante local, Method Bicycle. Confira no vídeo a apresentação desta proposta.

 

Nova York

A revolução em duas rodas

O projeto que representa Nova York impressiona pelo que não conseguimos ver. Desenvolvido pelo estúdio Pensa, em parceria com o fabricante Horse Bikes, os diferenciais do modelo batizado Merge estão embutidos no quadro da bicicleta. Confira a seguir um vídeo de apresentação, em que a cidade rouba a cena.

 

Portland

A revolução em duas rodas

A proposta de Portland (Oregon) foi chamada Solid. Além do design, a bicicleta criada pelo time da Industry e a mão de obra da Ty Cycles “funciona” com um aplicativo, que acompanha as informações geradas no trajeto e no uso. Um exemplo de sua funcionalidade é que os manetes do guidão vibram quando você deve virar à direita ou à esquerda em um trajeto cadastrado. Também é possível registrar os lugares visitados e compartilhar tudo nas redes sociais. Confira a demonstração de uso no vídeo a seguir.

 

São Francisco

A revolução em duas rodas

A EVO é criação do estúdio Huge Design, em parceria com a 4130 Cycle Works. Seu diferencial são as plataformas adaptáveis, tanto na dianteira quanto na traseira, que permitem carregar várias coisas – inclusive o bebê. Confira a proposta no vídeo a seguir.

 

Seattle

a revolução em duas rodas

O modelo que representa Seattle é o Denny, desenvolvido pelo estúdio Teague, em parceria com a Sizemore Bicycle. Esta é, talvez, a mais revolucionária. O guidão, embora bem esquisito, revela-se versátil para guiar e trancar a magrela. Confira mais detalhes no vídeo a seguir.

Tags: , , ,