Oriente médio, saúde máxima: homus de cenoura

Oriente-medio-saude-maxima-homus-de-cenoura

Não é um jantar exatamente. O gostoso de receber amigos em casa de maneira informal é aproximar todo mundo sem ter uma mesa no meio. Nessas horas, a minha dica é oferecer petiscos gostosos, saudáveis e light, que alimentam e distraem sem encher – porque a diversão está apenas começando.

Leia mais:

A essência do Oriente – Descobri o perfume mais raro do mundo
Top 5 Petiscos Light – Receitas para petiscar sem culpa

Não há nada mais constrangedor que um prato no colo. Ficam tensos os convidados, com medo de sujar a roupa; e você, com medo de que sujem a casa. A saída segura para todos é apostar nas pastinhas, como o homus.

Homus é um prato da culinária do Oriente Médio, feito com pasta de grão-de-bico e tahine (pasta de gergelim). De acordo com estudo do American Institute for Cancer Research, este prato simples é rico em fibras e ácido fólico, que ajudam no funcionamento do intestino e em reduzir o colesterol. Além disso, tem muitas proteínas, o que o habilita como um bom substituto às carnes para os vegetarianos.

A minha receita de homus é prática e saudável, já que leva cenoura, grande fonte de vitaminas B1, B2 e B6. Juntas, estas vitaminas são essenciais para quebrar gordura, glicose e proteínas, aumentando assim a sua capacidade de construir músculos, aumentar o seu metabolismo e também perder peso. Perfeita para uma festinha, esta receita rende 16 porções (2 colheres de sopa por porção), com 60 calorias cada. Na hora de servir, além de torradas, experimente colocar ao lado vegetais, como baby carrots e pepino cortados em tiras.

Homus de cenoura

homus de cenoura

Ingredientes

1 xícara (chá) de cenouras picadas
400 gramas de grão de bico cozidos e escorridos
¼ xícara (chá) de tahine
2 colheres (sopa) de suco de limão
2 dentes de alho, cortados em quartos
½ colher (chá) de cominho em pó
¼ colher (chá) de sal
2 colheres (sopa) de salsinha fresca picada
Dippers sortidos para acompanhar, como torradas integrais de pão pita e vegetais

Modo de fazer

Cozinhe as cenouras por cerca de 10 minutos ou até ficarem macias.
Em um processador, bata as cenouras com o grão de bico, tahine, suco de limão, alho, cominho e sal até formar uma mistura lisa e homogênea.
Transfira uma pequena porção para uma tigela e misture a salsinha.
Cubra e leve à geladeira por pelo menos 1 hora e sirva com dippers sortidas.

Tags: , , ,

Dados nutricionais conferidos por Carina Melo, CRN 28117