O trabalho da natureza

Para aumentar a produtividade e a criatividade nos ambientes, o melhor é não esquecer o contato com a natureza. A tendência é colocar a biofilia para trabalhar.

Leia mais:

Reunião além da mesa – O consenso é a produtividade
Escadas na moda – Novos projetos são contra o sedentarismo

A luz do sol não faz bem apenas às plantas.

De acordo com relatório divulgado pelo World Green Building Council (WGBC), elaborado em parceria com a consultoria JLL, o contato com ambientes que valorizam elementos naturais melhora a saúde, o bem-estar e a produtividade.

O trabalho, que revisou centenas de pesquisas sobre ambiente e produtividade, quer provar que investir em projetos que valorizem a biofilia é o melhor negócio para quem procura contar com funcionários mais saudáveis.

Biofilia vem do grego bios, vida e philia, amor.

Este sentimento ancestral, que é ativado quando entramos em contato com sons de água corrente, luz do sol ou na presença de plantas, torna as pessoas felizes e realizadas.

Recentemente, o termo ganhou fluência na arquitetura e urbanismo.

Um dos estudos citados pelo relatório revela que funcionários que têm janelas no escritório dormem, em média, 46 minutos a mais que os demais.

Além da qualidade do sono, que influi até em sua forma física e consequente autoestima, também tiveram notas melhores em testes de eficiência.

Janelas não são boas apenas pelo tanto de luz que deixam entrar. A vista que oferecem funciona como pausas mentais revigorantes, que aliviam o stress e estimulam a criatividade.

E deixá-las abertas melhora a oxigenação, o que melhora a performance coletiva em 8%.

Se o momento impede uma mudança para endereços com estas características, ou planejar uma reforma que abra as paredes para a entrada de mais luz e ar, saiba que atitudes simples já promovem melhorias.

Assim, se você quer o máximo de retorno de sua equipe, coloque uma samambaia no lugar do flip chart.

Plantas no escritório reduzem a ansiedade em 37%, a depressão em 58%, a hostilidade em 44% e a fadiga em 38%.

Tags: , , , , , , ,