O leite não é mais aquele

Em alimentação, recomendar ou condenar hábitos de consumo é uma coisa que muda ao longo do tempo. Agora, quem está no foco é o leite. Estudo da Suécia revela que tomar três ou mais copos por dia aumenta a inflamação, prejudica as células do corpo e causa até mais fraturas.

Leia mais:

O cálcio fora do leite – Confira agora as fontes alternativas do nutriente
O chocolate ficou nu – Esqueça o meio amargo: chegaram os benefícios 100%

A campanha global promovida pelos produtores de leite, chamada Got Milk, afirma que o consumo diário de três copos ajuda a manter um peso saudável. Além de alegações científicas, utilizam sempre a imagem de astros do showbiz e esportes – como a da atriz Marg Helgenberger.

Desde muito pequenos, ouvimos que tomar leite faz bem para a saúde, beneficiando principalmente os ossos. Também sempre soubemos ser tudo creditado ao cálcio, que a bebida traz em boa quantidade.

Agora, isso pode mudar. Uma nova pesquisa, publicada no British Medical Journal e feita com mais de 100 mil pessoas, afirma que quem toma mais leite não está protegido contra problemas ósseos. E até muito pelo contrário.

Entre as mulheres, logo as que mais buscam nos lácteos por este benefício, foram encontradas evidências de aumento nas fraturas de quadril.

O estudo foi feito pela Universidade de Uppsala, na Suécia. Pela surpresa do que os autores encontraram, junto com as descobertas veio o alerta de que as provas não são conclusivas o suficiente para recomendar mudanças na dieta.

Foram acompanhados os hábitos alimentares de 60 mil mulheres por 20 anos, e 45 mil homens durante 11 anos.

A pesquisa sugere que os efeitos adversos do leite podem vir da galactose, um tipo de açúcar. Aparentemente a galactose provoca forte efeito oxidativo nas células, causando inflamação e desequilíbrios químicos. Entretanto, os estudos foram feitos com animais e a evidência de seu papel na saúde humana é escassa.

Seja por intolerância à lactose ou como tentativa de mudar o cardápio e eliminar este problema, reduzir o consumo de leite pode ser uma alternativa.

O bom mesmo é ter cautela. Precisamos do cálcio para garantir a saúde óssea. E na mesma quantidade diária encontrada em um litro de leite. A serem confirmados, os dados apontam para uma mudança radical na alimentação de milhões de pessoas.

Confira a seguir uma ótima matéria a respeito – O cálcio fora do leite.

Tags: , , , , ,