O cálcio fora do leite

O cálcio fora do leite

Intestino preso, flatulência e dores de cabeça. Seja por intolerância à lactose ou como tentativa de mudar o cardápio e eliminar este problemas, reduzir o consumo de leite pode ser uma alternativa. Ainda bem que outros alimentos podem garantir o cálcio.

Leia mais:

Reeducação alimentar – Viver light, pensar light e comer light
A desculpa da gula – Seu corpo está pedindo nutrientes

Você controla a alimentação, faz exercícios regulares e, com isso, já emagreceu um pouco. Só que todo este esforço parece ter estabilizado seu peso, que pode ter chegado a um platô. Talvez reduzir os laticínios do cardápio seja uma opção a ser considerada.

Mas, para não ficar sem o cálcio que o leite e derivados aportam, fundamental para a saúde dos ossos, músculos e células nervosas, é importante saber que vários alimentos podem fornecer o mineral.

Tendo em vista que a quantidade diária recomendada é de 1.000 mg por dia, confira a seguir alguns alimentos ricos em cálcio.

Couve

Fora o fato de fornecer 25% a mais que nossas necessidades diárias de cálcio, a couve contém o equivalente a três dias de vitamina A, nutriente fundamental para uma boa visão. Refogada com azeite e alho, pode ser incluída como acompanhamento que fortalece qualquer prato. Conteúdo de cálcio: 131 miligramas/100g.

Brócolis

Esta árvore em miniatura é tudo de bom. Um brócolis tem três vezes mais vitamina C que uma laranja. Pesquisas já revelaram que o consumo de vegetais crucíferos, como o brócolis e a couve-de-Bruxelas, reduz o risco de alguns tipos de cancer, como de cólon e bexiga. Conteúdo de cálcio: 86 miligramas/100g.

Edamame

Edamame é consumido na China e Japão há milhares de anos. Estes grãos verdes de soja, colhidos ainda na vagem, é dos poucos alimentos que não são de origem animal que fornecem proteínas completas (com todos os nove aminoácidos essenciais). Ainda, contém 8 gramas de fibras por porção. Conteúdo de cálcio: 206 miligramas/100g.

Tofu

O tofu, ou queijo de soja, concentra uma boa dose de proteína: cerca de 8 gramas em uma fatia grossa. Como é digerido facilmente pelo sistema digestivo, permite a completa absorção de seus nutrientes (ácidos graxos poliinsaturados, aminoácidos, minerais e vitaminas). Versátil em várias receitas, também é rico em cálcio. Conteúdo: 159 miligramas/100g.

Figos secos

Além de cálcio, figos secos são ótimas fontes de fibras, potássio e magnésio. Com este último, nosso corpo realiza mais de 300 reações bioquímicas, como manter músculos funcionando, manter as batidas do coração estáveis e fortalecer os ossos. Conteúdo de cálcio: 178 miligramas/100g.

Tags: , , , , ,