Jet lag: uma luz no fim do voo

O jet lag engorda, nos deixa indispostas e acaba por estragar os primeiros dias da viagem. Agora, todo o mal-estar pode sumir com um piscar de olhos. Literalmente. Estudo indica que exposição a luzes intermitentes reprograma o relógio interno do organismo. 

Leia mais:

A cura do jet lag – Comer regula o relógio interno para não sofrermos com o fuso

Tapete voador – Etihad apresenta o luxo em apartamento com asas

Parece filme de ficção científica, mas cientistas anunciaram a descoberta de uma maneira de tratar do let lag com disparos de raio laser.

O jet lag são sintomas de mal estar decorrentes de noites de insônia, trabalho em plantões ou viagens por diferentes fusos, o que bagunça a programação do relógio interno do corpo.

O tratamento, que bombardeia os olhos com laser ótico, garante um “reset” neste mecanismo.

Os testes feitos por pesquisadores da Vanderbilt University com cobais apontam que a chave que reinicia o cérebro está no núcleo supraquiasmático, localizado na caixa craniana, acima do nervo ótico.

Este é centro primário de regulação dos ciclos arcadianos, que estimula a secreção da serotonia pela glândula pineal.

Os resultados, publicados na revista Nature Neuroscience, mostram que podemos tomar o controle de um dos mais primitivos instintos.

A descoberta será utilizada em tratamentos de depressão e obesidade, causada por alterações do metabolismo.

Mais testes precisam ser feitos.

Mas espero para breve passar por uma cabine de luz após o desembarque e, pronto, deixar o jet lag esquecido na esteira de bagagens.

Tags: , , ,