A detetive dos rótulos

A detetive dos rótulos

Muitas vezes ficamos confusas diante dos rótulos dos alimentos. Afinal, o que significam aqueles números e códigos? Cansada desta situação, a jornalista Francine Lima criou um canal no Youtube onde desvenda os mistérios das letras pequenas das embalagens – e bota a boca no mundo.

Qual será a verdade por trás dos rótulos? A dúvida é grande. Por isso, com uma média de 100 mil visualizações em cada vídeo, o canal “Do campo à mesa” é um sucesso no YouTube. Nele podemos ver experimentos e testes para desvendar, por exemplo, quantos morangos têm um iogurte do mesmo sabor ou quantas colheres de açúcar uma barra de cereal contém.

Já com uma carreira sólida no jornalismo, foi após envolver-se com a questão dos rótulos que Francine iniciou um mestrado em Nutrição em Saúde Pública na USP. Ou seja, sua investigação chegou a um nível mais elevado.

Para ela, a informação mais importante de um produto não é a tabela nutricional, mas a lista de ingredientes. E ela vem sempre em ordem decrescente de quantidade. Ou seja: se os primeiro itens da lista não forem bons para você, não compre. Isso acontece com o pão integral. Quando lemos na embalagem que o pão é integral, parece óbvio exigir que, entre os ingredientes, conste “farinha de trigo integral”. O problema é que, por falta de parâmetros para a fabricação do produto no Brasil, cada empresa adota os critérios que bem entende. Assim, encontramos nas prateleiras o pão integral preparado com a farinha de trigo refinada, fortificada com ferro e ácido fólico – e finalmente adicionada com alguma quantidade de fibras.

Assista a seguir alguns dos vídeos. E veja muitos mais no canal Do Campo à Mesa.

Quantos morangos tem um iogurte sabor morango?

Nuggets e o mito da comida rápida

Barrinhas de açúcar

Tags: , , , , ,