Descobrindo sabores

mercado

Nas minhas viagens, não consigo ficar sem visitar os mercados locais. Sempre especiais, eles contam muito sobre a história de cada país. E do ponto de vista que nos interessa: a alimentação. São os sabores regionais e étnicos, que abrem um leque de possibilidades para diversificar nossa alimentação.

De minha recente expedição ao souk de Abu Dhabi, já compartilhei algumas descobertas. Mas saiba que não é preciso olhar muito longe para ter acesso a um mundo de experiências gastronômicas. Neste sentido, nosso Brasil é um continente a ser explorado pelo paladar. E, em ano de Copa, não estamos sozinhos neste interesse.

Para quem achava que conhecia tudo por haver provado tapioca, mandioca e jaboticaba, a viagem vai começar. A Slow Food Brasil está lançando uma série de vídeos que documentam os mais sabores formadores do nosso país. Slow Food é uma associação internacional fundada nos anos 80, com o objetivo de promover uma maior apreciação da comida, melhorar sua qualidade e valorizar a produção, as tradições culturais e o meio ambiente. Hoje, a rede conta com 100 mil associados.

Assista a seguir alguns dos documentários já produzidos:

Gastronomia brasileira: Raízes alemãs

Gastronomia brasileira: Raízes portuguesas

Gastronomia brasileira: Raízes sírio-libanesas

Gastronomia brasileira: Raízes italianas

Gastronomia brasileira: Raízes indígenas

Gastronomia brasileira: Raízes japonesas

Gastronomia brasileira: Raízes africanas

Tags: , , , , , , ,