Criatividade contra a seca

Criatividade contra a seca em cartaz

A água está faltando. Mas parece que secou também a criatividade para resolver os problemas. No Peru, um outdoor transforma a umidade do ar em água potável. Em 3 meses produziu 10 mil litros de água. Por que não temos isso no Brasil?

A palavra “racionamento” tem sido veiculada com frequência no noticiário. Faz sentido. Simplesmente 9 dos 10 anos mais quentes da história aconteceram de 2000 para cá. Tanto que 2013 foi o 7º ano mais quente de que se tem notícia. E 2014 parece querer roubar o título.

Pensando no aquecimento global, contar com a chuva para resolver o problema não parece viável. É hora da inteligência ser empregada.

Isso porque uma das causas do eminente desabastecimento é a falta de investimentos para minimizar as perdas – canos velhos jogam fora cerca de 40% de toda a água transportada até nossas casas.

A outra é falta de criatividade.

Em Lima (Peru), cidade com um dos climas mais atípicos do mundo, algumas áreas não tem registro de chuvas há mais de 20 anos.

No bairro de Bujama, grade parcela da população não conta com água limpa e potável em  suas casas. Apesar disso, a umidade do ar chega a 98%.

Diante deste fato, as ideias começaram a brotar.

Pesquisadores da UTEC (Universidade de Engenharia e Tecnologia), em parceria com a agência de propaganda Mayo Peru DraftFCB, criaram um outdoor que captura a umidade atmosférica.

Em seguida, a máquina trata e a transforma o que foi coletado em água potável, disponibilizando cerca de 96 litros por dia. O custo do sistema foi de cerca de três mil reais.

Quando as ideias fluem, podemos tudo.

Desenvolver uma cultura de mudança tem a ver com os desafios pessoais que encaramos.

Positividade, criatividade, coragem e foco em você parece ser uma boa fórmula.

Criatividade contra a seca em cartaz

No anúncio acima, a descrição do sistema: a inteligência em ação

lima2

Em 3 meses, o outdoor produziu 10 mil litros de água

Veja a seguir o vídeo que explica como é possível tirar água do ar.

Tags: , , ,