Como interpretar e-mails?

Como interpretar e-mails?

O dia não começa sem eles. Por jornada, são trocados mais de 500 bilhões de emails. Boa parte traz um discurso oculto que não percebemos, como sarcasmo e ironia. Como traduzir as emoções escondidas nas mensagens eletrônicas?

Leia mais:

É hora de olhar para a frente – Identifique um comportamento que você não aprova

Você, robô – Estamos nos comportando como iDiots

Muitas vezes, escrevemos uma longa mensagem, e recebemos de volta uma resposta curta e seca, em uma única palavra. Assim, ficamos sem saber se a pessoa está chateada, aborrecida, passando por problemas ou simplesmente sem paciência.

Mensagens eletrônicas não nos permitem observar os olhos, ou ouvir a entonação da voz de seu emitente. Interpretar o que há por trás das linhas de um email não é fácil, mas pode ser mais importante que seu próprio conteúdo.

Em um estudo, publicado no Journal of Personality and Social Psychology, foram enviados para um mesmo destinatário 10 emails de diferentes remetentes. Enquanto uns tratavam o assunto com seriedade, outros foram bem sarcásticos. Pois as emoções contidas nas mensagens só foram identificadas corretamente em 56% das vezes.

Só que, quando as mesmas mensagens foram enviadas via mensagem de voz, 73% das verdadeiras intenções foram identificadas.

Aparentemente, quando algo não está claro em um email, preenchemos mentalmente os espaços com as emoções que temos na cabeça. Assim, quando trocamos mensagens com amigos, entendemos perfeitamente o que eles dizem – ou não dizem. Já quando não conhecemos o remetente, as intenções não ficam claras. Neste caso, a tendência é interpretá-las com neutralidade ou de maneira negativa.

A dica dos pesquisadores é deixar o mais claro possível aquilo que pensamos estar implícito. Devemos escrever, por exemplo: “estou feliz em saber” ou “quando você disse isso, eu entendi desta forma”. Usar emoticons também ajuda.

O melhor mesmo é o olho no olho ou, no mínimo, uma conversa ao telefone. Para o bem dos dois lados da conversa, mal-entendidos devem ser evitados ao máximo.

Tags: , , ,