Apetite destruidor

Apetite destruidor

Em tempos de guerra, tudo fica escasso. Principalmente os alimentos. Ainda assim, só os fortes sobrevivem. Mas, como? Improvisando. Evento em São Paulo mostra cardápio reunido de seis conflitos armados pelo mundo.

Um soldado americano necessita de 5 mil calorias por dia na frente de batalha. Mas, como a mobilidade é o que garante a sobrevivência no front, não é possível carregar tanta comida. Sejam os preparados marines, combatentes de exércitos improvisados ou os civis envolvidos no conflito, todos precisam comer. Na edição de março, o evento CineGastronomia, promovido pelo Centro de Cultura Judaica, aborda o tema, com a exibição do premiado documentário Cooking History.

Quem hoje vê como se alimentam as tropas de diferentes países, pode ter uma ideia. Mas o interessante é a perspectiva histórica mostrada. Dirigido por Péter Kerekes, o filme proporciona uma viagem pelas cozinhas, cantinas e acampamentos de seis guerras do século XX. Com um cínico viés humorístico, a obra apresenta a seleção de 11 receitas.

Que tal aprender algumas delas? Após a exibição, será oferecida uma oficina gastronômica, onde o participantes aprenderão a fazer, por exemplo, a falsa salsicha (sem carne) e a maionese sem ovos.

Filme “Cooking History”

Local: Centro de Cultura Judaica de São Paulo
Endereço: Rua Oscar Freire, 2.500 (Estação Sumaré do Metrô)
Data: 18/03
Horário: 19h
Idade: a partir de 16 anos

Oficina de culinária

Horário: após o término do filme
Capacidade: 60 pessoas
Duração: 90 minutos
Inscrições: gastronomia@culturajudaica.org.br

Assista a seguir ao trailler do documentário.

Tags: , , , , , ,