Junte-se a mais de 100,000 pessoas que recebem conteúdos semanais por e-mail.
Lucilia Diniz desmistifica o que significa viver bem a vida, por dentro e por fora.
Um dos maiores inimigos de um exército é um soldado fraco. Mas nem sempre as condições permitem preparar uma refeição equilibrada para a tropa. Para adequar necessidades e culturas, veja como é a guerra contra a fome no front.
Como dizia Napoleão, uma tropa marcha com o estômago. Além de aportar nutrientes que mantêm os soldados ágeis e fortes, uma boa refeição pode ser uma motivação extra. Por isso, cientistas e nutricionistas de diferentes países trabalham constantemente para minimizar o volume das rações, aumentar sua eficiência, fazer com que durem mais tempo e sejam um pouquinho saborosas.
A maioria das porções possui 1.300 calorias. Com barras e suplementos, soldados americanos no Iraque obtinham as 5.000 calorias diárias necessárias para o combate.
No Afeganistão, as tropas multinacionais que estavam no país doaram seus alimentos de um dia, para a realização de um jantar beneficente. Na ocasião, a ração mais popular foi a do exército italiano. Além do sabor refinado, os participantes foram surpreendidos ao encontrar uma dose de grappa.
Veja a seguir como se alimentam os soldados do mundo.
O kit do exército alemão traz sachês de frutas cítricas, em gel e em pó, para ser adicionada água, biscotti italianos, patê de fígado e pão integral, goulash com batatas pronto e, para o café da manhã, geléias de cereja e damasco.
Na hora do rancho, a infantaria americana têm à frente bolo integral de amêndoas, cranberries desidratadas, cidra de maçã (sem álcool), manteiga de amendoim e biscoitos cream cracker. Como prato principal, há pasta com vegetais em molho picante de tomate.
Representante da dieta mediterrânea, o exército ibérico conta com o reforço enlatado de feijões verdes com carne, lulas em óleo vegetal e patês. Há também sachês de sopas de vegetais e purê de pêssegos para sobremesa. Inclui também suplementos de vitamina C, glucose, filtros para purificar água e soro em pó.
Para amenizar as saudades de casa, pimentões recheados, patê de frango, salsicha de fígado com batatas garantem um menu reforçado e bem típico da culinária da Estônia para os filhos da pátria distante. Para o café da manhã há granola, purê de frutas e mel.
No quesito gastronômico, o exército francês tem uma reputação a zelar. É o que faz, ao fornecer aos seus soldados patê, cassoulet com pato a confit, carne de porco ao molho creole e, para sobremesa, flan de chocolate. Para o café da manhã, café, granola e caramelos Dupont d’Isigny.
A favorita do público, a ração dos soldados italianos apresenta um shot de aguardente com 40% de álcool, cappuccino, biscotti, pasta, sopa de feijão, carne enlatada e salada de arroz. A sobremesa são barrinhas de cereais e salada de frutas.
A tropa viking parece ser a que carrega menos peso. Tem chá Earl Grey, feijões e bacon em molho de tomate, pimenta Tabasco, gel de carboidratos, biscoitos de aveia e balas Rowntree’s Tooty Frooties.
O exército da Rainha fornece aos seus soldados um kit “grifado”, com destaque para marcas, como porção de café Kenco, chá Typhoo e pimenta Tabasco. O prato principal é frango tikka masala ou pasta vegetariana. Para o café da manhã há salsichas e feijões, e também purê de frutas, balas e snacks, como mix de castanhas.
Junte-se a mais de 100,000 pessoas que recebem conteúdos semanais por e-mail.
Lucilia Diniz desmistifica o que significa viver bem a vida, por dentro e por fora.