A 100 passos de um sonho

A 100 passos de um sonho

A gastronomia está cada vez mais popular. Com isso vemos o interesse pela culinária expressar-se além de seu habitat natural. Como neste filme produzido por Oprah Winfrey e Steven Spielberg, que reúne ingredientes grandiosos para servir uma obra deliciosa.

Leia mais:

Dieta da memória – Quando nos apegamos à comida pelo coração
A descoberta dos sabores – A evolução da cozinha vem dos navios

Com a pressão da cabine e a quarto fuso horário pela frente, perco o sono nestes longos voos que preciso encarar rumo ao Oriente ou Hemisfério Norte.

Nestas horas, resigno-me à programação com alguma desconfiança, diante da regular oferta de filmes produzidos para atender a diversidade de passageiros no avião.

Às vezes, a surpresa é boa. Como tive ao assistir A 100 passos de um sonho (“The Hundred Foot Journey”).

O diretor, Lasse Hallström, já demonstrou intimidade com o assunto gastronômico, em Chocolate, com Juliette Binoche e Johnny Depp.

Ambientada no sul da França, a história apresenta a disputa entre um restaurante estrelado no famoso guia Michelin, dirigido por Madame Mallory (Helen Mirren), e seu oponente recém-inaugurado, o étnico Maison Mumbai.

No filme, o pano de fundo é a Europa em transformação, onde os imigrantes e o gosto globalizado ameaçam a cultura refinada e pura Made in France. Neste caso, em seu pilar mais conhecido, as artes culinárias

A guerra entre os vizinhos se converte numa batalha de receitas fundamentais da gastronomia francesa e Indiana. Entre belíssimas cenas de temperos e ingredientes os mais diversos, os opostos se atraem pelo interesse em experimentar e combinar sabores.

Confira o trailler desta deliciosa obra.

Tags: , , , ,