Vitamina contra o peso

Remédios não comprovam eficácia, terapias têm baixa adesão e, mesmo assim, todos querem emagrecer da maneira mais fácil possível. Agora, bons resultados registrados com o uso de vitamina D oferecem esperança para quem mais precisa.

Leia mais:

A pílula que derrete gordura – Quando, afinal, estará disponível no mercado?
Conheça a pílula do pãozinho – Existe perda de peso fácil?

Para pessoas obesas que têm pouco acesso à vitamina D, consumir suplementos deste nutriente pode levar a uma efetiva perda de peso.

A descoberta foi feita por um estudo da Universidade de Milão (Itália).

Aparentemente, a deficiência vitamínica está associada a um maior risco de obesidade, e os problemas de saúde dela decorrentes.

A pesquisa, apresentada no recente Congresso Europeu de Obesidade, acompanhou 400 pessoas com sobrepeso e obesas com deficiência comprovada de vitamina D.

Estes voluntários foram divididos em três grupos.

Durante seis meses, um deles tomou suplementos com 25.000 Unidades Internacionais/mês de vitamina D. O segundo tomou suplementos com 100.000 UI/mês e o último não tomou suplementos.

Como resultado, após o período, os dois primeiros grupos registrou maior perda de peso que o grupo de controle, que não tomou suplementos.

Estudos preliminaries indicam que cerca de 40% dos Americanos têm insuficiência desta vitamina, o que poderia ser uma das causas da crise de obesidade registrada atualmente no país.

Entretanto, os cientistas alertam que a suplementação parece ter eficácia somente sobre os indivíduos que têm deficiência da vitamina D.

Isso pressupõe que recorrer a ela pode não surtir efeito que se deseja em quem não apresente este quadro.

A vitamina D, também chamada de “vitamina do sol”, é assim conhecida por ser em grande parte produzida pelo organismo humano quando exposto à luz do sol.

Ela também pode ser encontrada em fonts naturais como ovos, leite, iogurte, atum, salmão, cereais e suco de laranja.

A descoberta revela que é preciso medir o nível desta vitamina nos corpos de pessoas acima do peso, para determinar se a causa de sua condição tem relação direta com sua deficiência e fundamentar possíveis tratamentos.

Tags: , , , ,