Um trem para as estrelas

Um trem para as estrelas

Pronta para um voo de 12 horas ou mais? Para encarar estas jornadas, me preparo com anotações sobre o destino e também vejo filmes. Tem quem caia num sono profundo. E há quem não consiga relaxar. Para todos, agora é possível embarcar na programação da Slow TV.

Leia mais:

A melhor viagem começa com dicas na bagagem – Organize-se para não deixar nada para trás
Fome do mundo – Uma volta ao planeta ao redor do paladar

Em 2009, o canal norueguês NRK transmitiu o que ficou conhecido como slow television: uma viagem de trem de 7 horas inteiras, de Bergen a Oslo, sem cortes. O incrível é que o programa teve 1,2 milhão de telespectadores – na época, a população do país era de 4,8 milhões.

O gênero, que havia sido criado por Andy Warhol (com um filme de uma pessoa dormindo por 5 horas), se popularizou. A partir daí já foram transmitidos, e podem ser encontrados na internet, longa-metragens com lalereiras acesas (12 horas), mãos tricotando (8 horas) e até programas de “ação”, como bacon fritando (20 minutos).

Para diversificar seu entretenimento de bordo, e tendo seus passageiros como audiência perfeita para o estilo, a British Airways está incluindo um canal dedicado à slow TV – entre os filmes exibidos, está aquela viagem de 7 horas de trem na Noruega.

A ideia é oferecer uma programação que acalme os passageiros. E pegar carona no sucesso do canal que mostra a progresso da viagem sobre um mapa, junto com informações como temperatura, velocidade e tempo até o destino – que eu também adoro!

Tem uma hora livre? Assista a uma versão “reduzida” daquela viagem de trem pelos cenários de cartão postal da Noruega.

Tags: , , , , ,