Queimando tudo: calorias e as ideias sobre metabolismo

Metabolismo é como é chamado o sistema que transforma os alimentos em energia. Seu ritmo é determinado por fatores como o que comemos, nosso estilo de vida e até a…

Tempo de leitura: 5 min.

Metabolismo é como é chamado o sistema que transforma os alimentos em energia. Seu ritmo é determinado por fatores como o que comemos, nosso estilo de vida e até a genética. Saiba agora como acelerar a máquina e queimar mais rápido seu estoque extra de gordura.

Não há segredo: para reduzir as medidas, é preciso gastar mais calorias do que consumimos. A velocidade com que são acumuladas e vão embora nunca estão de acordo. Isso se deve ao metabolismo. São diversos os fatores que alteram seu funcionamento. Quanto mais acelerado este sistema funcionar, mais rápido o estoque extra que carregamos na gordura corporal vai embora.

Para alterar o ritmo de trabalho do metabolismo (e os resultados que ele provoca), a ciência discute várias causas – e, também, muitos métodos. Já que não estamos aqui para perder tempo, vamos focar no que podemos compreender e executar de forma mais simples, natural e de resultados comprovados.

Treinos intervalados

Está provado que a quebra de ritmo na malhação é o que apresenta maior impacto na aceleração do processo. 20 minutos de exercício intenso e intervalado mantém o metabolismo acelerado por até quatro horas depois. O principal benefício é melhorar a habilidade dos músculos utilizarem glicose e gorduras para obter energia extra. Aguarde para breve aqui no site a divulgação do meu próprio treino intervalado, uma maneira de colocar o relógio na frente da balança! Para uma força nos momentos de malhar mais rápido, confira a melhor trilha sonora indicada por cientistas.

Cardápio acelerado

A ciência eliminou algumas das crenças mais comuns, para chegar a uma lista de alimentos e bebidas que, comprovadamente, fazem com que o metabolismo trabalhe mais rápido. Uma das recomendações é nunca deixar de lado as proteínas, que exigem mais gasto calórico para serem digeridas. Aqui no site sempre estamos falando dos itens desta lista, como, por exemplo, a canela e a pimenta.

Horário marcado

O momento certo das refeições é chave no controle do metabolismo. Quando seguimos uma rotina, o corpo se acostuma. E não vai estocar gordura, pois sabe a que horas receberá um novo aporte energético. Outra dica é fazer pequenas refeições ao longo do dia, ao invés de grandes pratos nas horas do almoço e jantar. Esta é uma maneira de manter o metabolismo ativo e, assim, queimando mais. Confira as Top 5 receitas de pratos light mais curtidas e comentadas no meu site e nas redes sociais. Elas são rápidas e práticas para acompanhar o seu ritmo.

Gostou desse artigo? compartilhe
Você em primeiro lugar

Junte-se a mais de 100,000 pessoas que recebem conteúdos semanais por e-mail.

Lucilia Diniz desmistifica o que significa viver bem a vida, por dentro e por fora.

Digite um endereço de e-mail válido.
COMPARTILHE ESTE POST
Instagram
YouTube
LinkedIn
Confira também