Hambúrguer de quinoa

Hambúrger liberado

Ele é identificado como um grande inimigo. Mas basta trocar seu uniforme para que passe a combater a nosso favor. O hambúrger de quinoa é uma receita saudável que criei para matar a vontade – e sem ferir o regime.

Na luta para perder peso, os alimentos considerados gordurosos sempre são excluídos da dieta. Entre eles, o saboroso hambúrguer é um dos primeiros a ser deixado de lado. Agora, imagina saborear um hambúrguer leve, com pouquíssimas calorias e que ainda tem ingredientes que ajudam a perder peso e queimar gordura.

Os ingredientes são a chia, linhaça, quinoa e gengibre. Por serem ricos em fibras, os dois primeiros aumentam a saciedade – o ajuda muito perder peso ao nos fazer comer menos. Também são benéficos para o intestino, contribuindo para seu regulamento.

A quinoa não tem gordura saturada, é rica em Ômega 3 e proteínas de alto valor biológico, que ajudam a queimar godura em excesso. Já o gengibre tem como segredo acelerar o metabolismo, fator que também estimula um aumento da queima de calorias.

Para servir, recomendo molho de tomates frescos. E, como surpresa, pode fazer a minha receita de chips de batata e abobrinha – delícias crocantes que só têm 39 calorias por porção! Que tal uma alternativa sem carne? Veja a minha receita de hambúrger de palmito que é deliciosa!

Hambúrger de Quinoa

200 g de carne moída
150 g de quinoa cozida e triturada
1 colher (chá) chia triturada
1 colher (chá) linhaça triturada
½ cebola roxa triturada
1 colher de cafe gengibre ralado
1 caldo Sazón sabor carne
1 pitada de Ajinomoto
Gergelim para decorar
Sal a gosto

Modo de preparo

Pegue a quinoa já cozida e passe no processador, junte a cebola e a carne para triturar junto.
Depois, junte os demais ingredientes, amasse bem, depois enforme em aros redondos.
Asse por cerca de 30 minutos, salpique o gergelim e sirva com os acompanhamentos de sua escolha.

Tags: , , , , ,

Dados nutricionais conferidos por Carina Melo, CRN 28117