Foca em você

Daniel Goleman é autor de Inteligência Emocional, livro que vendeu mais de 5 milhões de cópias no mundo e mudou a avaliação do potencial humano. Em janeiro, chega ao Brasil…

Tempo de leitura: 3 min.

Daniel Goleman é autor de Inteligência Emocional, livro que vendeu mais de 5 milhões de cópias no mundo e mudou a avaliação do potencial humano. Em janeiro, chega ao Brasil seu novo trabalho. Quase 20 anos depois, a questão é o foco.

Para não distrair, o título da obra é esse mesmo: Foco: a atenção e seu papel fundamental para o sucesso. Agora, segundo o psicólogo e Ph.D. da Harvard University, a distração é o inimigo.

A bem da verdade, quando estamos ligados em tudo, não estamos ligados em nada. No mundo em que o excesso de informação nos tira a atenção a cada minuto, criou-se uma geração sem foco, com dificuldade­ de desenvolver a capacidade de concentração.

Para Goleman, “sem uma pausa não conseguimos digerir o que está acontecendo ao redor. Os circuitos cerebrais usados pela concentração são os mesmos que geram a ansiedade. Quando aumenta o fluxo de distrações, a ansiedade tende a aumentar na mesma proporção”.

Segundo a nova obra, existem três tipos de foco: o interno, o externo e o empático (voltado para o outro). O interno é a habilidade de se concentrar, apesar do que há ao redor. O externo é a capacidade de análise do ambiente. E o empático é a competência de prestar atenção em alguém.

O que o livro ensina é que a atenção é como um músculo. E, como tal, pode (e deve) ser treinado. O resultado, como todo corpo malhado, é um melhor desempenho. Ou seja, ideias melhores, mais rápidas e mais criativas.

foca em você

Assista a palestra do autor sobre o lançamento (em inglês), que foi postada no canal Talks at Google.

Gostou desse artigo? compartilhe
Você em primeiro lugar

Junte-se a mais de 100,000 pessoas que recebem conteúdos semanais por e-mail.

Lucilia Diniz desmistifica o que significa viver bem a vida, por dentro e por fora.

Digite um endereço de e-mail válido.
COMPARTILHE ESTE POST
Instagram
YouTube
LinkedIn
Confira também