Cliques proibidos

Para quem gosta de fotografar seus pratos antes mesmo de servir-se, cuidado. Segundo lei alemã, o ato infringe direitos autorais do chef e quem compartilha as fotos pode ir em cana.

Leia mais:

Selfies em outro nível – Fotografe como um profissional com o celular
A volta ao mundo via Instagram – Um filme feito com imagens que poderiam ser as suas

Ainda não vi acontecer, mas há relatos de que pessoas que tiram fotos de seus pratos são interpeladas antes do clique por chefs ciosos de sua arte.

Assim como os índios primitivos acreditavam ter suas almas roubadas pelas imagens, os cozinheiros alegam que as postagens nos Instagram e Facebook conspurca a relação entre eles e seus clientes.

Algo como admitir mais gente na cama quando se está namorando a dois.

O que parece ficção está se tornando realidade na Alemanha.

De acordo com matéria publicada no jornal Die Welt, em casos individuais, compartihar fotos de pratos pode ser considerado ilegal naquele país.

Tudo se deve a uma decisão tomada em 2013, em que um juiz da Corte Federal reconheceu propriedade intelectual do cozinheiro sobre a imagem do prato que ele criou.

Aparentemente, o recurso é válido para pratos elaborados.

Sendo assim ficam de fora da observância da lei o fast food e os pedidos para viagem.

Se a polícia não aparecer no restaurante, respondendo a denúncia vinda da cozinha, é provável que os comensais recebam posteriormente avisos de infração de direitos autorais em suas redes sociais.

Assim, é possível que, junto com o menu, sejam distribuídos formulários em que você seja obrigado a declarar-se ciente dos implicamentos legais de suas fotos.

Se por um lado é posível que se percam likes no mundo virtual, por outro ganha-se em interação com as pessoas que compartilham a refeição com você no mundo real.

Afinal, o exagero dos selfies e das fotos foodie tem um limite.

E este pode ser atrás das grades.

Tags: , , , , ,