Açúcar nos olhos

Açúcar nos olhos

Mais que alertar com discursos oficiais que não despertam nossa atenção, a luta contra o açúcar escondido pode começar a dar certo ao ganhar a voz das ruas. Ou melhor, das redes sociais.

Leia mais:

O peso extra que vem dos plásticos – Alimentos processados fazem mal desde a embalagem
Fuja do fast food – O lanche rápido deixa fora de forma na mesma velocidade

Uma imagem vale mais que mil palavras.

Este é o impacto das fotos publicadas diariamente no perfil do Instagram Dealer de Sucre (algo como “traficante de açúcar”).

Este perfil compartilha imagens de alimentos diversos, da categoria dos altamente processados, ao lado da quantidade de açúcar corresponde que contêm, representada na forma de cubos.

Seu objetivo é alertar sobre o risco à saúde ao ingerir altas quantidades do ingrediente; muitas vezes, de modo desavisado.

Se as fotos são entendidas como denúncia, é porque algo obscuro está sendo revelado.

Como estratégia para realçar o sabor de seus produtos, a indústria acrescenta açúcar em quase tudo, de molho de tomate a cerveja.

Sem falar naqueles que assumem (em parte) seu teor, é claro, como doces, bolachas e refrigerantes.

Segundo a Organização Mundial da Saúde, para manter uma dieta equilibrada devemos consumir no máximo 25 gramas de açúcar por dia, algo em torno de seis colheres de chá ou um pouco menos do que duas colheres de sopa.

Então, ao enxergar que uma lata de refrigerante tem sete cubos de açúcar, ou 35 gramas da substância, já sabemos que o limite foi excedido.

Muitos advogam que os rótulos deveriam trocar as letras pequenas por símbolos que possam ser melhor compreendidos.

Ao saber que um cheeseburger de uma rede de lanchonetes tem 12,5 gramas de açúcar, o equivalente à metade recomendada para o dia inteiro, você vai repensar suas escolhas.

De qualquer forma, o melhor para evitar consumir o açúcar escondido ainda é cortar alimentos processados e cozinhar a partir de produtos frescos.

Confira a seguir algumas das imagens de Dealer de Sucre (@dealerdesucre).

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Tags: , , , , , ,