Junte-se a mais de 100,000 pessoas que recebem conteúdos semanais por e-mail.
Lucilia Diniz desmistifica o que significa viver bem a vida, por dentro e por fora.
O calor persiste e, em algumas cidades, como São Paulo, já se estudam modos de restringir o consumo. O baixo nível dos reservatórios também compromete o abastecimento de energia elétrica. Pensando nestes extremos, como seria se todo o gelo do planeta derretesse?
Pode demorar um pouco. Segundo cientistas, ainda faltam 5 mil anos para que aconteça o pior. Mas, no ritmo em que vamos, a previsão é líquida e certa. Se todo o gelo do mundo derreter, o nível de água dos oceanos subirá cerca de 65 metros. A consequência você já imagina, com cidades inteiras deixando de existir e toda a população se mudando para o interior.
O fenômeno já acontece faz tempo. Há 20 mil anos atrás, as áreas onde cresceram as cidades de Chicago, Nova York e Londres eram puro gelo. Neste cenário de aquecimento global, ao invés do romance de verão subir a serra, será todo o litoral que vai fazer isso. Já vimos como a temperatura tem subido, em gráfico que mostra elevação do clima e linha do tempo.
Agora, você pode conferir as mudanças geográficas previstas no mapa interativo criado pela revista National Geographic. Ou veja as imagens a seguir.
Ao norte do nosso continente, podemos ver que todo o litoral atlântico desapareceria, e não haveria nenhum traço do que foi a Flórida. Na costa oeste, a Califórnia se tornaria um arquipélago.
O nosso Brasil vai ficar muito diferente. A região amazônica seria invadida pelo mar. E, no sul, desapareceriam o Uruguai, o Paraguai e a cidade de Buenos Aires.
O continente que menos sofrerá mudanças será o africano. Só que as altas temperaturas tornarão o lugar inabitável. No Egito, Alexandria e Cairo serão tomadas por um pântano.
Na Europa, todas as grandes cidades costeiras desaparecerão, como Londres, Veneza, toda a Holanda e Dinamarca. O Mar Mediterrâneo engolirá o Negro e o Cáspio.
Na costa da China, 600 milhões de pessoas perderão suas casas. 160 milhões em Bangladesh e na Índia. A inundação do delta do rio Mekong vai tornar a crodilheira do Camboja uma ilha.
Junte-se a mais de 100,000 pessoas que recebem conteúdos semanais por e-mail.
Lucilia Diniz desmistifica o que significa viver bem a vida, por dentro e por fora.