Qual é o melhor prato feito do Brasil?

Tem gente que espera a segunda-feira com ansiedade. E nem é para começar a semana de trabalho: é dia de virado à paulista. Para quem come na rua, o cardápio…

Tempo de leitura: 5 min.

Tem gente que espera a segunda-feira com ansiedade. E nem é para começar a semana de trabalho: é dia de virado à paulista. Para quem come na rua, o cardápio dos pratos feitos nos restaurantes populares é pesado. Mas não precisa ser.

Segunda tem virado à paulista ou galinha com polenta. Na terça, bife à rolê ou dobradinha. Quarta, feijoada. Quinta, espaguete com frango. Sexta, peixe com purê. E no sábado, feijoada de novo. Talvez a explicação para estas escolhas tão substanciosas seja a herança da colonização do Brasil. Ou o apego à chamada dieta da memória, em que a comidinha da avó mantém hábitos alimentares inalterados. Mas eles não são chamados de “morte lenta” à toa. Além de fazer graça com a monotonia do cardápio que se repete, a frase também se relaciona ao excesso de calorias e gordura que cada um deles contém – e aos problemas de saúde que este combo pode provocar.

Pois acredite: no concurso do melhor PF do Brasil, o vencedor foi um prato vegetariano: a maniçoba, do restaurante lacto-vegetariano de Belém (Pará), Govinda. A surpresa foi grande também para seus proprietários, que agora incluem o prato no menu de todos os dias, vendido a 20 reais. Nesta versão sem carne, além da folha de maniva o prato traz proteína de soja, provolone, salsicha vegetariana, castanha-do-pará e castanha-de-caju.

Do outro lado da balança, literalmente, temos a notícia de que a rede de fast food Mc Donalds está servindo também um prato feito. A refeição faz parte do cardápio dos funcionários e, por uma questão de legislação, a opção também está disponível aos consumidores, mas não aparece no cardápio. O prato tem uma base de arroz, feijão, salada no copo de papel e uma fruta. Diariamente, há opções de proteínas: frango, peixe ou hambúrguer, além de suco ou água, com preço médio de 23 reais.

A moral da história é o equilíbrio. A reeducação alimentar passa pela reinivenção de seu cardápio, que deve incluir variedade de nutrientes. Para garantir isso, aposte nas cores. Quanto mais colorido seu prato for, maior será a variedade e riqueza dos nutrientes. Uma boa dica de cardápio light que você pode adotar já ajuda – clique aqui para conferir.

pf-govinda

O melhor prato feito do Brasil, eleito em 2013, é vegetariano!

pf-mc

No Mc Donalds, o item que não está no cardápio deve ser pedido no balcão

Confira o vídeo da seleção e divulgação do melhor PF do Brasil.

Gostou desse artigo? compartilhe
Você em primeiro lugar

Junte-se a mais de 100,000 pessoas que recebem conteúdos semanais por e-mail.

Lucilia Diniz desmistifica o que significa viver bem a vida, por dentro e por fora.

Digite um endereço de e-mail válido.
COMPARTILHE ESTE POST
Instagram
YouTube
LinkedIn
Confira também