Junte-se a mais de 100,000 pessoas que recebem conteúdos semanais por e-mail.
Lucilia Diniz desmistifica o que significa viver bem a vida, por dentro e por fora.
Hoje nos preocupamos com tudo que entra pela boca. Sobre os alimentos industrializados, sempre podemos consultar a tabela nutricional na embalagem. Mas, e quanto aos alimentos naturais? Para uma gostosa aula de química, abra a boca e ainda mais os olhos.
James Kennedy é professor de química do ensino básico em Melbourne, na Austrália. E daqueles dedicados, que se esforçam para, com criatividade, passar a seus alunos um conteúdo que muitas vezes pode parecer muito chato. Para mostrar de maneira acessível que a química está em tudo, ele quebrou a barreira entre a teoria e a prática. E de uma maneira que os jovens bem entendem: através da comunicação visual de produtos de consumo. Foi com este objetivo que criou uma série de posters, em que lista os ingredientes que sabemos estar lá, mas faltava alguém informar: a fórmula dos alimentos naturais.
Desta maneira, foi possível aos estudantes aprenderem que, além dos ingredientes isolados, os alimentos são compostos e estruturados de maneira “científica” pela própria natureza. A linguagem foi adaptada com este propósito. Por exemplo, as antocianinas (corantes naturais ricos em antoxidantes) presentes em blueberries ganharam a denominação adotada pela União Internacional de Química Pura e Aplicada, que é E163.
Para reunir as informações, o professor consultou estudos e análises espectômetras da literatura médica e científica. O trabalho foi tão bem feito que ganhou fama além dos muros da escola. Hoje ele comercializa os posters e camisetas com as imagens que criou. Como 99,9% de toda a química que consumimos vem dos alimentos, a lição está passada. Agora, queremos ver como você se sai na prova do prato.
Veja a seguir alguns exemplos, que estão à venda no site do professor James Kennedy.
Popular nas lancheiras das crianças, a banana foi a primeira fruta apresentada
Blueberry – conhecido no Brasil como mirtilo
O kiwi é original da Austrália, país onde o professor Kennedy dá suas aulas
“Passionfruit” é o nome em inglês do nosso maracujá
Os ingredientes do sempre polêmico ovo
Para ouvir um podcast em que o professor James Kennedy explica seu trabalho, clique aqui (em inglês).
[contact-form-7 id=”10882″ title=”Navegue com a Lucilia”]
Junte-se a mais de 100,000 pessoas que recebem conteúdos semanais por e-mail.
Lucilia Diniz desmistifica o que significa viver bem a vida, por dentro e por fora.