Junte-se a mais de 100,000 pessoas que recebem conteúdos semanais por e-mail.
Lucilia Diniz desmistifica o que significa viver bem a vida, por dentro e por fora.
Com a tecnologia, agora temos outros pontos de vista. Mas não se tratam de fotos do espaço ou das profundezas do oceano. As imagens captadas por drones, antes estritamente militares, agora focam o cotidiano.
A volta ao mundo via Instagram – Um filme feito com imagens que poderiam ser as suas
Nossa triste vida online – Todos precisamos de aprovação?
Na internet existem duas iniciativas com o mesmo nome, mas com propósitos bem distintos.
Enquanto o Dronestragram, criado pelo jornalista britânico James Bridle, se esforça em mostrar para o grande público imagens de alvos militares secretos, o site Dronestagr.am seleciona cliques feitos do alto apenas pelo critério estético.
No primeiro caso, o projeto começou em 2012, e resume-se a revelar locais no Afeganistão, Paquistão, Iêmen e Somália que foram atacados por drones militares americanos.
No segundo, o resultado é mais agradável aos olhos. E, sem medo de represálias, a colaboração de pessoas revela-se muito mais efetiva. Tanto que o site realizou seu primeiro concurso, em parceria com a revista National Geographic, cujo resultado foi divulgado recentemente. O primeiro lugar ficou com o documentarista indonésio Dendi Pratama: um close de uma águia sobrevoando o Parque Bali Barat, em seu país (foto acima).
Antes restritos ao uso militar, os drones agora estão acessíveis a quase qualquer pessoa que se interessa por filmagens e fotografia. Diversos profissionais e amadores exploram os limites da tecnologia, revelando pontos de vista antes inacessíveis.
Entram em cena a questão da privacidade e o direito de propriedade de imagens. Em experimentos mais excêntricos, já foi testado até para entrega de pizza nos EUA. Nas expressões artísticas, seus usos têm se multiplicado pelo mundo.
Isso significa que a modernidade está alargando seus limites. Agora, para o alto e avante.
Concurso Dronestagr.am: classificada em segundo lugar, uma foto de Manila (Filipinas)
Terceiro lugar no concurso: imagem aérea de Annecy, França
1ª pelo voto popular: vista das Cataratas de Tanul, em San Luis Potosi (México)
Vídeo feito pela Rainforest Alliance com Caetano Veloso e Emicida, entre outros, com drones sobrevoando a Floresta da Tijuca.
Junte-se a mais de 100,000 pessoas que recebem conteúdos semanais por e-mail.
Lucilia Diniz desmistifica o que significa viver bem a vida, por dentro e por fora.