Junte-se a mais de 100,000 pessoas que recebem conteúdos semanais por e-mail.
Lucilia Diniz desmistifica o que significa viver bem a vida, por dentro e por fora.
Cultivada há 6.000 anos no sul da Ásia, a goji berry chegou com fama e foi recebida com entusiasmo. Mas, afinal, o que esta frutinha com passaporte de superalimento traz realmente na bagagem?
Parece uma uva passa, um pouco mais compridinha e totalmente vermelha.
Encontrada por aqui na versão desidratada, a goji berry tem mais fama que tamanho. Uma fama justificada mas, muitas vezes, mal interpretada.
Seus benefícios energéticos e antioxidantes são fato comprovado cientificamente.
As vitaminas do complexo B presentes na frutinha reduzem a fadiga, stress e melhoram o funcionamento do cérebro.
Ela ainda é um reforço no combate à celulite por conter beta-sisterol, graças à sua ação anti-inflamatória. Cada 100 gramas tem mais beta-caroteno que uma cenoura.
E 50 vezes mais vitamina C que uma laranja.
Mas, cuidado com a empolgação. A ingestão recomendada é a de 15 a 45g/dia (1 a 3 colheres de sopa).
Os princípios ativos da goji berry podem reagir, dependendo da dose, com substâncias anticoagulantes. Se estiver fazendo uso de medicamentos deste grupo, consulte seu médico.
Ajuda a emagrecer: uma pesquisa publicada em 2011 no Journal of the American College of Nutrition mostrou que a ingestão diária de 120 ml de suco de goji berry durante 14 dias foi capaz de reduzir a circunferência da cintura e aumentar as taxas metabólicas em seres humanos, comparado ao grupo de controle que tomou um placebo. Tudo por conta de sua rica composição nutricional:
• 19 aminoácidos que ajudam na formação de proteínas
• 21 minerais como ferro, cálcio e germânio, apontado como anticancerígeno
• 22 polissacarídeos, diminuem a glicose do sangue
• Triptofano, para o sistema nervoso
• Flavonoides, antioxidante que combate o envelhecimento
• Beta-sitosterol, ação anti-inflmatória que diminui o colesterol
A dica é contar com a goji berry como um coadjuvante de sua alimentação. Entenda que os benefícios não aparecem de um dia para o outro. Confira outros superalimentos, como o menor grão do mundo, o teff.
Em sua versão desidratada, a goji berry pode ser comida sozinha. Mas vale a sua criatividade: você pode colocar na salada de frutas, no suco detox, ou fazer uma troca vantajosa em qualquer receita que normalmente leva frutas secas. O uso recomendado é de ao menos uma colher de sopa por dia, de preferência pela manhã ou antes das atividades físicas.
Você encontra o extrato e a forma desidratada em mercados naturais e até farmácias. Como vem da Ásia, é mais certo achar em mercados orientais como, por exemplo, no bairro da Liberdade, em São Paulo. A fruta in natura é mais rara de se encontrar no Brasil.
Feito com goji berry, limão, erva doce, cenoura, champignon e pimentão, o meu suco detox Agente Laranja é superfácil de fazer – e enriquecido com tudo de bom. Clique aqui e confira a receita!
Junte-se a mais de 100,000 pessoas que recebem conteúdos semanais por e-mail.
Lucilia Diniz desmistifica o que significa viver bem a vida, por dentro e por fora.