Xeretando o futuro

Xeretando o futuro

É possível antecipar o que vai acontecer xeretando as mensagens eletrônicas das pessoas. Para seu próprio bem. Com pesquisa de 10 milhões de dólares, o Massachusetts Institute of Technology investiga posts do Twitter em busca da solução dos problemas da sociedade.

Leia mais:

Como interpretar e-mails – Será possível ler as intenções por trás das mensagens?
Você, robô – Estamos nos comportando como iDiots

Viajar no tempo não se trata apenas de ir até lá. A melhor estratégia talvez seja trazê-lo até nós. Para vislumbrar tendências e até fatos, o próprio Twitter garantiu acesso total e 10 milhões de dólares para que os cientistas possam prever o que está por vir.

Imagine ler cada tweet desde 2006, e todos os bilhões postados diariamente, em tempo real? Isso significa investigar quase todas as conversas sobre qualquer assunto no planeta.

Esta é a tarefa do Laboratório de Máquinas Sociais do MIT, que também vai monitorar o Reddit, a Wikipedia e outros sites, para procurar identificar padrões de pensamento e tendências de comportamento globais. Este novo laboratório, lançado recentemente, visa forjar a colaboração entre máquinas e homens, para resolver problemas que não podem ser solucionados manualmente ou somente através da automatização.

Embora as informações a serem colhidas sejam valiosíssimas, o objetivo do estudo não passa por sua exploração comercial. A ideia é desenvolver maneiras e práticas para entender as relações sociais através do ambiente online, que desafia nossa compreensão por sua extrema atualidade e complexidade.

Um dos exemplos da utilidade da pesquisa seria ajudar órgãos oficiais a criarem políticas públicas para atender com maior agilidade as demandas sociais e econômicas.

O Facebook não quis participar da parceria entre os sites e o MIT, que está garantida pelos próximos cinco anos. Por isso, seus dados não serão consultados.

Tags: , , , ,