A visita da floresta

Para aproximar as pessoas da cidade do hábito de comer alimentos frescos e orgânicos, projeto vai levar floresta flutuante de espécies comestíveis a Nova York. Ver como a comida é produzida faz com que as pessoas valorizem sua qualidade e origem.

Leia mais:

Escadas na moda – Novos projetos são contra o sedentarismo
A criatividade está na mesa – O que distingue um ambiente agradável e estimulante?

A Grande Maçã vai ganhar um pomar.

Ou melhor, uma floresta inteira feita de espécies vegetais comestíveis.

A partir de 28 de junho/2016, a paisagem do verão nova-iorquino ganha um toque de verde no horizonte.

Chamado Swale, o projeto quer mudar a ideia de que alimentos frescos e orgânicos sejam um item de luxo inacessível, para reconsiderá-la como um direito humano.

A ideia é criar um bosque em uma barcaça, que vai percorrer piers e docas ao longo do Rio Hudson, com paradas entre o Brooklyn e Manhattan.

O design é assinado por estudantes da Stuyvesant High School, Dwight-Englewood School e Fairfield University.

Os visitantes poderão colher e levar para casa o que quiser, dentre as frutas e vegetais plantados.

Entre mais de 80 espécies entre árvores, arbustos, flores e folhagens, a lista é grande.

E inclui alho poró selvagem, acelga, cebolinha, rúcula, camomila, erva-cidreira, aspargos, agrião, morangos, blueberries, chicória e manjericão, por exemplo.

A lista completa está no site do projeto, junto com um livro virtual de receitas com estas espécies – clique aqui.

“A questão que realmente queremos debater é quase utópica: e se contar com alimentos frescos e saudáveis fosse um serviço público gratuito e não apenas uma mercadoria cara”?

Este é o argumento “oficial” do projeto, na voz de Mary Mattingly, artista que faz parte do coletivo Biome Arts, responsável por esta “arca de Noé vegetal”.

Para sair do papel, os artistas contam com o patrocínio de duas organizações, a New York Foundation for the Arts e A Blade of Grass.

E também contam com o financiamento coletivo.

Entre as contribuições e respectivas premiações, a mais interessante é a cota única de cinco mil dólares, que dá direito a uma noite na floresta, com café da manhã preparado com produtos nela colhidos.

Para contribuir e, quem sabe, reservar uma noite na floresta particular, visite o site do projeto na plataforma Indiegogo – clique aqui.

floresta

Mais de 80 espécies na floresta flutuante

Veja a seguir o vídeo que apresenta o projeto.

Tags: , , , , , , ,