Vida boa causa alergia?

Vida boa causa alergia?

Expor as crianças aos germes desde pequenas faz bem para o sistema imunológico. A vida que levamos entre as paredes de casa, escola, escritório e shoppings é confortável – mas a evolução enfraqueceu nossas defesas naturais.

Sabe aquela cena clássica de mães fazendo sanduíches de pasta de amendoim e geleia, tão presente nos filmes de Hollywood? Aparentemente inofensiva, já pode ser incluída em filmes policiais.

Hoje, tudo que contém amendoim, nozes e castanhas está sendo proibido nas escolas de diversos estados americanos. Este exagero se deve ao aumento de casos de reações alérgicas, graves e ocasionalmente fatais, registrados pelo consumo destes alimentos. Segundo artigo do New York Times, o número de crianças com alergia a amendoim nos Estados Unidos triplicou na última década. Lá, cerca de uma em cada 13 crianças tem uma alergia alimentar.

Ficar exposto ao risco estimula o sistema imunológico. Os Amish, comunidade que vive sem energia elétrica e outros confortos da vida moderna, são um exemplo. Desde cedo em contato com pólen e micróbios dos estábulos, chiqueiros e do leite cru, se beneficiam do chamado “efeito fazenda”, apresentando índices baixíssimos de casos provocados por agentes alérgenos.

Da próxima vez que for ao parque ou ao playground, experimente tirar os sapatos – sem esquecer os das crianças, é claro. E deixe o vidrinho de álcool gel no carro. Um pouco de pé no chão nunca fez mal a ninguém.

Tags: , , , , ,