Uma colher de quê?

Uma colher de quê?

Ao seguir receitas, nos deparamos com padrões presumivelmente universais, como uma colher de chá de açúcar. Diante da gaveta repleta de modelos diferentes, o que representa uma medida desregulada para sua dieta?

Leia mais:

Pratos coloridos mudam o sabor da comida – Veja como o cérebro interpreta sabores
De olhos bem abertos – Para emagrecer, é preciso estar com os sentidos em alerta

De um lado estão os industriais, que querem seguir a legislação e, por um ou outro motivo, têm boa vontade em promover campanhas sociais.

Do outro, associações de consumidores, médicos e especialistas em nutrição, que querem mais transparência nas informações que vêm nos rótulos.

Na Inglaterra, atualmente, a luta é por incluir as medidas exibidas em letras pequenas na forma de colheres de chá.

Sejam oriundas dos poderes Legislativo ou Executivo, o país lidera em iniciativas que visam controlar a epidemia de obesidade.

O objetivo é simplificar.

De uma maneira “visual”, será possível entender qual a quantidade de ingredientes, especialmente açúcar, os alimentos processados contêm.

Com este recurso, você dificilmente confirmaria o pedido de um milk shake, ao receber o copo com um alerta de que contém 24 colheres (chá) de açúcar.

Entretanto, segundo argumenta um líder da indústria alimentícia britânica: o que é uma colher de chá?

Em entrevista ao jornal Daily Mail, ele diz que, apenas na gaveta de sua casa, encontrou 25 medidas diferentes, de um suposto mesmo tamanho.

Com base nesta questão, o representante da Food and Drink Federation rejeita as mudanças exigidas – ao menos do modo como estão sendo exigidas.

Atualmente, o teor de açúcar é rotulado em termos de gramas e a percentagem que representa no limite recomendado por dia, conhecido como “ingestão de referência”.

Mas os rótulo são baseados em padrões de nutrição para adultos, tornando-os inúteis e até enganosos sob o ponto de vista infantil.

A medida fica mais complicada de entender especialmente na Europa, haja vista que a população utiliza açúcar em cubos.

Por aqui, os rótulos permanecem os mesmos, enquanto pesquisa recente coloca o Brasil em 5º lugar entre os países com maior número de obesos – leia aqui.

Tags: , , ,