Um segundo a mais em 2015

Um segundo a mais em 2015

Todo mundo atrasa. Desta vez foi o planeta inteiro. Por causa das variações da medição na hora mundial, precisamos acertar os ponteiros, em um dos dias mais longos da história. O que você fará com seu 61º segundo?

Leia mais:

A ilusão de ganhar tempo – Comer no trabalho não a torna mais eficaz
Sem tempo a perder – As más decisões chegam mais rápido

2015 será ligeiramente maior do que 2014. No dia 30 de junho, às 00 horas, 59 minutos e 59 segundos, o relógio vai ganhar um segundo extra.

No Brasil, o acréscimo ocorrerá às 20h59min59.

O fenômeno chama-se “segundo intercalar” – em inglês, leap second.

Isso acontece porque a duração dos segundos na escala do tempo atômico, o padrão adotado para a definição da hora global, é preciso. Coisa que a rotação da Terra não consegue ser.

Nosso planeta desacelera a um ritmo de dois milésimos de segundo por século. Por este motivo, em alguns momentos é preciso ajustar o relógio do planeta.

O primeiro “segundo intercalar” foi adicionado em 1972. Desde então, já foram acrescentados 35 segundos à hora terrestre.

Pode não parecer muita coisa. E, na escala de nossas vidas, realmente não é. Entretanto, o problema está na programação dos computadores.

Cada servidor ou computador conectado na rede faz registros de suas ações – são os chamados de logs. Uma diferença de menos de um segundo no tempo marcado pode ser suficiente para provocar erro no cruzamento dos dados.

Como hoje dependemos tanto do bom funcionamento deste sistema, algum temor é esperado.

Portanto, prepare-se. Preventivamente, técnicos estão trabalhando para evitar os transtornos. Mas, na noite de 30/06, é bem provável que você encontre alguns erros nos sistemas operacionais e na internet.

Nada melhor que desligar o computador e aproveitar da melhor maneira possível seu segundo a mais.

Como acertar

Com um guia passo a passo, o site do Observatório Astronômico de Lisboa ajuda acertar manualmente, se necessário, a hora do seu computador – clique aqui para acesssar.

Tags: , , ,