Toda a verdade sobre o detox

Toda a verdade sobre o detox

Os sucos detox são os campeões de preferência no meu site. Entretanto, há uma percepção que o nome desta categoria de alimentos provoque mais efeitos semânticos que consequências benéficas. Afinal, qual é a verdade sobre este assunto?

Leia mais:

Suco zero – Suchá verde com hortelã e gengibre
Top 5 Sucos Detox – Veja as receitas mais curtidas do site

O nome “detox” que ganham várias de minhas receitas vem da abreviação da palavra “desintoxicar”, o que significa estimular o organismo a eliminar toxinas.

As toxinas são conservantes, corantes e aditivos químicos, agrotóxicos e pesticidas que absorvemos através dos alimentos, cosméticos e poluição, que vão se acumulando nas células.

Em excesso, as toxinas provocam o envelhecimento precoce e podem somar-se a problemas maiores.

Segundo os cientistas, não há poder nos alimentos que possa auxiliar uma função de limpeza que temos em nosso próprio organismo, feita por rins e fígado.

Mas não há nenhum problema em acreditar que uma combinação de ingredientes naturais possa colaborar para desintoxicar, desinchar e detonar a gordura extra.

Em uma dieta detox, além dos alimentos processados, saem também alergênicos como a lactose e o glúten, bem como as proteínas animais. E entram os sucos, que conseguem reunir em porções únicas uma rica variedade de fibras, vitaminas, minerais e carboidratos com baixas calorias.

Entretanto, encarar um cardápio incessante de sucos pode levar à desnutrição, porque podem faltar na alimentação grupos de nutrientes essenciais, como proteínas de qualidade e gorduras mono e poliinsaturadas.

É válido contar com os sucos detox para emagrecer, como parte de uma reeducação alimentar. Mas não convém exagerar.

Náuseas e dores de cabeça não compensam a perda de líquidos que ilude na balança e é rapidamente recuperada.

Assim, quando tomar a bebida (um copo de 250 ml), alie alimentos sólidos como frutas e verduras, para que o corpo não sofra carências nutricionais.

E atenção: nenhuma mudança drástica em seus hábitos alimentares deve ser feita sem acompanhamento de profissionais.

Tags: , ,