Testados os limites do jejum

Estudo realiza teste em que os participantes ficam em jejum de até 20 horas. E revela o limite entre segurança, eficácia e conforto, onde vemos que exagerar não adianta.

Leia mais:

Reeducação alimentar – Conheça o cardápio que mudou a minha vida
Meu método – Tudo que aprendi sobre emagrecer e viver bem

O jejum é eficaz para a perda de peso, obviamente.

Afinal, não há dúvidas de que ficar sem comer leva a emagrecer.

Por essa lógica, a estratégia é muito usada como regime alimentar.

Sendo assim, quanto tempo deve-se ficar sem comer?

Um novo estudo com voluntários ajuda responder a esta pergunta.

A pesquisa foi feita pela Faculdade de Ciências da Saúde Aplicadas, instituição da Universidade de Illinois em Chicago (Estados Unidos).

Em um jejum, os períodos em que a alimentação é permitida são chamados de “janelas de alimentação”.

Diante disso, os cientistas compararam uma janela de alimentação de 4 horas a uma de 6 horas – e a um grupo de controle.

Os participantes do grupo de dieta com restrição de tempo de 4 horas foram solicitados a comer apenas entre as 13h00 e 17h00.

Os participantes do grupo de dieta com restrição de tempo de 6 horas foram solicitados a comer apenas entre 13h00 e 19h00.

Em ambos os grupos, todos foram autorizados a comer o que quisessem durante a janela de 4 ou 6 horas.

Nas horas em jejum, foram orientados a beber apenas água ou bebidas sem calorias.

No grupo de controle, os participantes foram orientados a manter o peso e não alterar a dieta ou os níveis de atividade física.

Os participantes foram acompanhados por 10 semanas, enquanto eram monitorados o peso, resistência à insulina, estresse oxidativo, pressão arterial, colesterol LDL, colesterol HDL, triglicerídeos e marcadores inflamatórios.

Como resultado, um empate: os participantes de ambos os grupos de jejum reduziram a ingestão de calorias em cerca de 550 calorias/dia, e perderam cerca de 3% do peso.

“As descobertas deste estudo são promissoras e reforçam o que vimos em outros estudos – dietas de jejum são uma opção viável para pessoas que querem perder peso, especialmente para pessoas que não querem contar calorias ou encontrar outras dietas fatigante”.

É também revelador que não houve benefício adicional na perda de peso para quem mantive um jejum mais longo.

“Até que tenhamos mais estudos que comparem diretamente as duas dietas ou busquem estudar o tempo ideal para o jejum, a descoberta sugere que o jejum pode fazer sentido para a maioria das pessoas que desejam seguir esta dieta”.

O estudo foi publicado na revista científica Cell Metabolism.

Tags: , , ,