A tecnologia por testemunha
Categoria: Curiosidade

O que mais atrapalha uma investigação: não ter testemunhas ou as muitas versões de um fato? Após um amigo sofrer um acidente de bicicleta que até hoje ninguém explica, Cedric Bosch criou um jeito de registrar a verdade em tempo real.
Leia mais:
Capacete inteligente – Tecnologia torna pedalada mais segura
Vá de bike – Veja as vantagens de andar de magrela
Não há mais volta. Segundo o Ibope, o número de pessoas que utilizam a bicicleta como meio de transporte diário na cidade de São Paulo aumentou 50% em 2014. Hoje, no lado mais frágil do trânsito, são 261 mil ciclistas.
Embora conflituosa, esta convivência tem que ser resolvida sem vítimas. Seja com educação e civilidade – ou pela tecnologia.
Rideye é uma câmera que, fixada no guidão, registra tudo que o ciclista passa.
Esta verdadeira “caixa preta” da bike tem memória para gravar duas horas seguidas, com ângulo de visão de 120° para captar imagens em alta resolução (1280 x 720), que podem ser essenciais para esclarecer possíveis acidentes. Além disso, uma carga na bateria dura um mês.
Uma câmera Rideye 8GB custa 140 dólares (cerca de 360 reais). Já o combo com duas câmeras, para frente e traseira, custa 245,99 dólares (cerca de 630 reais) no site oficial da empresa.
Além do guidão, é possível posicionar a câmera para filmar o que acontece na traseira da bike
Acompanhe no vídeo as situações em que Rideye funciona.
Tags: apps, bicicletas, exercícios físicos, mobilidade urbana, tecnologia e qualidade de vida,