Tábua de sal desperta paladares

tabua de sal desperta paladares

Para fugir da tentação e manter-se fiel à reeducação alimentar, é preciso descobrir não só novos ingredientes, mas também educar-se em outros modos de preparo. Entre os mais curiosos, está a tábua de sal do Himalaia.

Leia mais:

Pitada pink – O sal do Himalaia tem mais sabor, textura e minerais
Sal liberado – Essa é difícil de engolir

O sal do Himalaia é uma variedade natural que contém nada menos que 84 minerais.

Para contar com seus benefícios, bem como textura e aparência únicas, é fácil encontrar sua versão granulada. A novidade é utilizá-lo de outra forma, com propósito bem mais grandioso.

Grandiosa também é a forma. Cozinhar alimentos sobre blocos de sal das montanhas do Paquistão é um método utilizado na gastronomia étnica há milhares de anos naquela região, na fronteira com a Índia.

O costume local é aquecer um bloco sobre uma grelha ou forno, para que acima desta superfície sejam colocadas carnes, peixes e vegetais. É claro que não é necessário salgar previamente nenhum corte.

O alimento cozido sobre o bloco aquecido “acorda” sabores próprios, adquirindo um paladar complementar que depende do tipo, da quantidade e umidade de cada pedaço.

Além do calor, o recurso vai bem no frio. Alimentos como saladas, frutas, sorvetes e sushi adquirem sabor indescritível quando servidos sobre um bloco de sal resfriado.

Para limpar, basta raspar a superfície com uma espátula. Depois de muito utilizado, é possível moer o bloco de sal em pedaços menores, para seguir contando com seus benefícios.

Procure o seu em empórios gastronômicos, ou também pela internet.

Nutricionalmente, o sal do Himalaia é rico em cálcio, ferro, magnésio, potássio, fósforo – elementos necessários para uma boa saúde vascular, para promover o equilíbrio do pH, aumentar a resistência óssea, entre outros benefícios.

bloco-de-sal

Basta usar sobre a chama e colocar os alimentos sobre a superfície sem salgar previamente

Tags: , , ,