A sustentabilidade está na mesa

A sustentabilidade esta na mesa

Toda compulsão leva ao desperdício. Em uma sociedade focada no consumo, vivemos para acumular – sejam experiências, bens ou peso sobre a balança. As consequências são, inclusive, ambientais. Conheça agora um restaurante que resolveu esta questão.

Segundo a Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), cerca de 1,3 bilhão de toneladas de alimentos são desperdiçados anualmente. Por dia, são jogados fora no Brasil o equivalente a 39 mil toneladas de comida por dia, quantidade suficiente para alimentar 19 milhões de pessoas (dados da Embrapa). Muito se perde na produção e no transporte. E um outro tanto vai embora graças ao “olho gordo” de quem enche o prato ou, em maior escala, organiza as refeições – seja em restaurantes, refeitórios, quartéis, hospitais e por aí vai.

Nos Estados Unidos, um restaurante convencional produz cerca de 40 quilos de lixo por hora. Pois imagine que um deles, em Chicago, hoje consegue produzir esta quantidade de resíduos em… dois anos! O Sandwich Me é totalmente comprometido com a reciclagem e a economia de recursos. Além de as refeições serem servidas diretamente no jogo americano, a própria produção do alimento não gera resíduos significativo de embalagens.

Isso porque, no dia a dia, carnes e vegetais são comprados de fornecedores locais, o que também ajuda a eliminar a pegada de carbono de todo o processo – ou seja, sem caminhões transportando os alimentos por grandes distâncias, a operação se torna mais limpa.

Assista a seguir um vídeo com o proprietário Justin Vrany, que fala com paixão contagiante sobre seu restaurante.