Junte-se a mais de 100,000 pessoas que recebem conteúdos semanais por e-mail.
Lucilia Diniz desmistifica o que significa viver bem a vida, por dentro e por fora.
Na década de 1920, o designer Henry Dreyfuss aplicou a ergonomia aos produtos. Com pesquisas, seu trabalho foi encontrar as medidas-padrão do ser humano da época. Agora, exposição em Nova York mostra como curiosidade os projetos criados para uma Humanidade que mudou de corpo.
Paladar em extinção – É bom se despedir de algumas preferências
Sinal de fumaça moderno – Já é possível mandar cheiros pelos celular
Joe e Josephine são pessoas na média. Na verdade, seus nomes representavam a média. Joe tem 1,75 metro de altura. 15 centímetros mais baixa, Josephine tem 23 centímetros de cintura e lábios extensos por exatos 5,08 centímetros.
Criados pelo designer industrial Henry Dreyfuss, estes personagens serviram de base para o desenvolvimento de inúmeros produtos, do tamanho de talheres até a altura dos andares e a distância dos degraus em todas as escadas construídas, ao longo dos últimos 50 anos.
Os padrões ergonômicos de Joe e Josephine, que determinaram a beleza idealizada das décadas seguintes, são tema central da exposição Beautiful Users (“Lindos consumidores”), atualmente em cartaz no museu Cooper–Hewitt, em Nova York, até 26 de abril.
No início do século 20, as coisas eram construídas para proporcionar o melhor uso possível. Para isso, eram respeitados os tamanho das pessoas. Este conceito humanista foi resgatado das ideias do arquiteto romano Vitrúvio, do século 1, para colocar a qualidade de vida em condições de superioridade sobre o lucro.
Hoje, com apartamentos de 19 metros quadrados à venda em São Paulo, vemos o quanto de espaço a ganância roubou desta orientação. E o quanto, ironicamente, devemos emagrecer para nos adaptar à nova realidade.
Além de Henry Dreyfuss, outros designers e arquitetos ganham retrospectiva de suas obras na mostra, como Thomas Carpentier e Bill Moggridge.
Período: De 12/12/2014 a 26/04/2015
Local: Cooper Hewitt Smithsonian Design Museum
Endereço: 2 East 91st Street, Nova York
Joe e Josephine representaram, por muito tempo, as medidas da Humanidade
Os objetos foram criados para um tamanho de pessoa que já não encontramos mais
Junte-se a mais de 100,000 pessoas que recebem conteúdos semanais por e-mail.
Lucilia Diniz desmistifica o que significa viver bem a vida, por dentro e por fora.