Skyr, o iogurte que emagrece

Skyr, o iogurte que emagrece

Quem adorou a chegada do iogurte grego vai certamente reforçar a torcida. Entre os que buscam mais sabor e nutrição com menos gordura entre os lácteos, é esperar o skyr chegar ao mercado.

Leia mais:

Iogurte vale por uma dieta – Mantenha o peso longe, de dentro para fora
Receita light – Estrogonofe mais leve feito com iogurte

Os americanos estão amando descobrir o skyr. Por isso, não deve faltar muito para que esta novidade, original da Islândia, chegar ao Brasil.

Vendido como iogurte, o skyr está mais para um “queijo fermentado”. A aparência é quase a mesma, mas a versão islandesa é mais densa. E seu método de produção é um tanto diferente. Ele é feito com leite do qual se retira todo o creme, do qual será feita manteiga. Então desnatado, é colocado para coalhar com bactérias diferentes e também uma enzima, a renina. A mistura é drenada, ficando apenas os sólidos do leite, o que significa dizer que um pote de skyr usa quatro vezes mais leite que um pote de iogurte.

O resultado é um creme sem gordura nenhuma, denso e rico em sabor e textura. E com absurdos 17 gramas de proteína por porção – três vezes mais que o iogurte comum e duas vezes o grego. Ou 37% do que uma pessoa precisa por dia. Quanto ao cálcio, fornece 20% das necessidades diárias. Ou seja, alimenta e sacia sem calorias, o que pode ajudar, e muito, a emagrecer.

Tags: , , ,