Raio X da natureza

Raio X da natureza

Todos os dias, a mesma rotina. Até que, um dia, Van’t Riet fez uma coisa que mudou sua carreira. Cientista cria imagens surpreendentes colocando o que passa pela frente sob a visão de raios X. Mas, será que isso também é arte?

O holandês Van’t Riet seguia na tarefa de radiografar pacientes no hospital em que trabalha. Com uma graduação em física da radiação na Universidade de Tecnologia de Delft, e um doutorado pela Universidade de Utrecht, este profissional experiente acompanhou os maiores avanços da tecnologia de raios X e, com sua experiência, nada mais o surpreendia.

Mas a vida tem dessas coisas. Um dia, um colega pediu que Van’t radiografasse uma pintura sua. Era um objeto fino, de características muito diferentes de tudo que já havia passado pelo equipamento que operava. Satisfeito com o resultado, tomou gosto pela coisa. A primeira coisa que submeteu por conta própria à baixa radiação foi um jarro de tulipas. Como a chapa do exame é em preto-e-branco, o passo seguinte foi inverter a imagem e acrescentar cores, através do programa de computação gráfica Photoshop. O resultado são belas imagens da vida vista por dentro, que ganharam um site com o título de “Raio X da natureza”.

O recado é que podemos enxergar outras aplicações e valores do trabalho que realizamos todos os dias. O importante é não perder a capacidade de inspirar-se!

Raio X da natureza flores

No começo, foram flores

raio-x-da-natureza-galo

Progressivamente, o trabalho de Van’t Riet aumentou o campo de interesse

raio-x-da-natureza-gato

Um gato no jardim – a imagem em preto-e-branco é invertida e ganha cores

raio-x-da-natureza-lagartos

Lagartos e flores

raio-x-da-natureza-macaco

Macaco

raio-x-da-natureza-raia

Arraia

raio-x-da-natureza-sapo

Sapo e plantas aquáticas

raio-x-da-natureza-tulipas

O tema recorrente: flores (tulipas)

Curioso? No vídeo a seguir, o próprio Van’t explica seu processo de criação (em inglês).

Tags: , , ,