Pratos sujos nunca mais

A melhor refeição é aquela que preparamos. Seguir uma receita e ver todo mundo raspar o prato dá uma enorme satisfação. Que acaba no minuto que temos que lavar as louças. Invenção chegou para resolver a questão – da maneira mais gostosa possível.

Não há como negar que a ideia de ter que lavar pratos e panelas afasta muita gente da cozinha. E, em tempos de eminente falta d’água, a tarefa fica ainda menos atraente. Pensando nisso, o iraniano Saeed Rahiminejad criou a Bake.A.Dish, um forno que faz em poucos minutos pratos e tigelas comestíveis.

Pelo nome de seu invento, dá para ver quanto a pia lotada incomoda Saeed, já que se trata de uma brincadeira com as palavras. Na expressão “make a wish” (faça um pedido), a primeira palavra foi trocada por uma de pronúncia muito parecida, e totalmente pertinente: “bake” (assar).

Coisa de maluco? Não é esta a opinião do júri do Electrolux Design Lab 2014 Awards, no qual foi aprovado para a próxima etapa. O eletrodoméstico, que funciona com energia solar, assa massa de pão ou de biscoito. O resultado é um prato rico em fibras, com diâmetro de até 40 centímetros, perfeito para servir caldos e sopas – e o que a mais a critividade deixar.

O prato é personalizável. É possível adicionar uma quantidade controlada de fibras e grãos para que fique ainda mais saudável e funcional.

Ainda não há previsão de quando esta “impressora de pratos comestíveis” estará no mercado. O que existe ainda é somente a ideia. E a vontade de torná-la realidade. Mas, para aproveitar dos benefícios de uma refeição caseira, não precisa esperar seu lançamento. Uma organização prévia e uma divisão de tarefas pode tornar menos traumática e mais justa a experiência, tanto para quem cozinha quanto para quem desfruta.

bake-a-dish-maquina

Tags: , , , ,