Pode o queijo controlar a pressão arterial?

Aprecia queijo ralado na massa? Continue assim – mas não se empolgue. Estudo revela como queijo Grana Padano n refeição tem um efeito inesperado, ao ajudar a combater a hipertensão.

Leia mais:

Dieta da proteína – Afinal, como funciona?
Salada de lentilhas – Proteína vegetal também sacia

Não são muitos os estudos científicos que conseguem tamanha aprovação.

Uma pesquisa feita em parceria entre o Hospital Guglielmo da Saliceto e a Universidade Católica de Piacenza (Itália) descobriu que consumir pequenas quantidades de queijo Grana Padano pode controlar a hipertensão.

Grana padano é um queijo italiano produzido na planície Padana, na margem norte do rio Padus, enquanto o queijo Parmigiano-Reggiano é originário da margem sul.

A explicação é que esta espécie de queijo contém peptídeos que relaxam os vasos sanguíneos.

Exatamente como os medicamentos que inibem a enzima conversora da angiotensina, como Captopril, Enalapril, Fosinopril, Lisinopril e Quinapril.

Em um estudo aleatório envolvendo 30 voluntários hipertensos, metade foi alimentada com 30 gramas de Grana Padano por dia, enquanto o restante recebeu um queijo similar, pelo período de dois meses.

Ao longo do estudo, todos tiveram monitorada sua pressão arterial.

Os resultados mostraram uma redução de 7 mmHg a 8 mmHg na pressão arterial sistólica, assim como uma queda de 5 mmHg a 7 mmHg na pressão sanguínea diastólica para aqueles que comeram Grana Padano.

Não houve mudanças observadas no índice de massa corporal (IMC), bem como os lipídios e açúcar no sangue.

A hipertensão afeta mais de 30 milhões de brasileiros, sendo o mais importante fator para o desenvolvimento das doenças cardiovasculares.

É claro que não é possível curar nem salvar as pessoas com um pedaço de queijo.

Mas é importante observar como alimentos artesanais, em oposição aos ultraprocessados, podem compor uma dieta mais saudável.

Desde, é claro, que sejam consumidos com moderação.

Tags: , , ,