Perdendo peso pela ciência

Perdendo peso pela ciência

A cura do peso excessivo está dando nos nervos. Literalmente. Experimento da Universidade de Minneapolis com implante bloqueia a comunicação da fome para o cérebro. Depois de um ano, voluntários perderam 24% do peso.

Leia mais:

Contador de calorias – A GE apresenta novo micro-ondas
Fica, vai ter bolo – A ciência aplicada às festas de aniversário

A Universidade de Minneapolis (Estados Unidos) desenvolveu um dispositivo que utiliza eletrodos para bloquear a comunicação dos sinais de fome para o nervo vago, responsável pela sensação de saciedade. Pesquisas anteriores mostram que, em pessoas obesas, o nervo revela-se menos sensível. Assim, aparentemente “desligado”, permite que comam mais sem sentirem-se cheios.

O objetivo é criar um tratamento tão efetivo quanto a cirurgia bariátrica, mas que seja bem menos invasivo e ofereça menos riscos.

No estudo foram observados, durante um ano, 239 voluntários, com Índice de Massa Corporal (IMC) entre 35 e 46. O equipamento foi implantado em 162 participantes. Para uma análise de contraste, os demais receberam um aparelho inoperante. Os dois grupos seguiram dieta e praticaram exercícios.

Ao final de 12 meses, o primeiro grupo registrou perda de 24% do peso. O grupo de controle perdeu 16%.

Embora indiquem um caminho, os resultados foram considerados inconsistentes. Os cientistas esperam continuar com o estudo, observando voluntários por prazos maiores.

Tags: ,