Palácio de alface

A intenção de comer saudável nos faz mudar o prato. E o ambiente à nossa volta. Com horta urbana, prédio vencedor de concurso de arquitetura evidencia a alimentação entre as expressões culturais de nosso tempo.

Leia mais:

Escadas na moda – Novos projetos são contra o sedentarismo
A criatividade está na mesa – O que distingue um ambiente agradável e estimulante?

Repleto de tesouros arquitetônicos, o skyline dos arredores de Paris se prepara para receber mais uma atração.

O projeto é do escritório Ilimelgo, vencedor de um concurso promovido pela prefeitura de Romainville, a três quilômetros da capital francesa.

Esta foi a maneira escolhida pela cidade para propor uma reflexão sobre a integração das atividades agrícolas para garantir o desenvolvimento econômico sustentável do município.

A encomenda era a criação de um prédio que, ao invés de apartamentos ou escritórios, oferecesse mil metros quadrados de superfície cultivável.

O design desenvolvido verticaliza e otimiza a ocupação do espaço mostra a viabilidade e comodidade de ter na vizinhança uma verdadeira fazenda.

Mas a característica mais valorizada é a transparência da edificação.

Fundamentalmente, a predominância de vidros permite a exposição adequada das plantações à luz solar.

E tornam visíveis todas as etapas de produção de alimentos, o que torna as pessoas conscientes da origem do que comem, para poderem valorizar a qualidade e origem.

Este verdadeiro “palácio de alface” está orçado em 3,4 milhões de euros, e deve ter as obras iniciadas no primeiro semestre de 2016.

Quem valoriza o frescor e a produção local já se familiariza, considera ou pratica ter uma horta caseira.

E projetos que fazem da urbanização da produção de vegetais uma convivência muito saudável são cada vez mais bem-vindos.

Veja a seguir galeria de imagens deste incrível projeto.

palacio-de-alface1

palacio-de-alface2

palacio-de-alface3

palacio-de-alface4

Todas as imagens são Ilimelgo Architects.

Tags: , , , , ,