Os exageros do cardápio

Não há incômodo algum em pagar altos preços por pratos que estejam à altura. Mas é difícil disfarçar o desconforto ao sentir-se ludibriado, num território que envolve um tanto de mistério. Descubra os itens mais caros dos menus, de acordo com os próprios chefs. 

Leia mais:

Cardápio do bem – Mudanças no menu podem levar a melhores escolhas
O discurso oculto do menu – A verdade que existe por trás das palavras do cardápio

Mesmo com as cozinhas envidraçadas ocupando o centro dos restaurantes mais novos, o preparo de pratos elaborados é cercado de mistérios.

Este clima vem de quando os chefs escondiam seus preparos e ingredientes secretos da concorrência, uma prática que não se justifica num cenário atual altamente globalizado – e televisionado.

Ainda assim, muitas casas se aproveitam deste misticismo culinário para valorizar itens que acabam por encarecer seus pratos, muitos deles de “assinatura”.

Eu mesma encarei uma experiência decepcionante ao descobrir uma “fraude” em uma das mesas mais conceituadas.

Aconteceu em minha primeira e última visita ao Yoshi, primeiro restaurante japonês assinado pelo Joel Robuchon no mundo e considerado o melhor de Monte-Carlo.

À entrada fui informada que serviam atum mas, quando veio o peixe, constatei contrariada que o que foi servido era da espécie bonito.

Outros “truques” são utilizados sem parcimônia por aí, e não pense que restaurantes estrelados são mais seguros – muito pelo contrário.

É o que mostra lista elaborada pelo site Thrillist.

Nela, os próprios chefs, em condição de anonimato, revelam os segredos mais bem guardados das cozinhas.

Kobe beef

kobe

Na realidade, o verdadeiro Kobe beef é produzido no Japão, de carne de gado que recebe tratamentos diários de spa, esfoliantes de corpo inteiro e outros cuidados inimagináveis. Mas, segundo a associação dos importadores americanos, “alguns restaurantes (nos Estados Unidos) estão servindo outros cortes com o mesmo nome, e cobrando cerca de R$ 300 pelo quilo desta iguaria”, disse um chefe, acrescentando que uma vez que não há padrões para uma versão “americana” da carne de bovino, também não há valor estabelecido para o uso de “Kobe” em cachorros quentes, hambúrgueres, molhos bolonhesa, nachos, ou qualquer outro prato gourmetizado. Neste caso os restaurantes estão, basicamente, usando o termo que representa “adicionar oito dólares a conta”.

Spicy tuna roll

Spicy tuna roll

Você sabe por que eles fazem este prato tão picante? Pela mesma razão que cozinhas de lugares com refrigeração abaixo do padrão são especializadas em itens apimentados: a carne é suspeita. Claro que não necessariamente estragada. Mas os próprios sushimen recomendam ficar longe de rolls de atum picante, porque são feitos com as aparas do peixe, disfarçadas com o molho mais caliente.

Trufas

trufas

A grande maioria dos azeites trufados tem tanta trufa como há suco de limão em uma lata de refrigerante deste sabor. Praticamente todos os chefs e proprietários entrevistados assumiram que, sobre este item, paira a maior suspeição. A maioria dos azeites trufados utilizados tem pouquíssima concentração do raro fungo, ou uma versão industrializada, utilizando até essência de baunilha para enganar o paladar. Mesmo na ocasião em que trufas reais são utilizadas, pagar excessivamente para ver algumas manchas negras em seu risoto não vale a pena.

Água mineral

voss

Este truque não é tão óbvio como se poderia imaginar. Claro, você está pagando por algo que poderia conseguir de graça, mas se é uma daquelas pessoas que não confia em água servida na jarra como cortesia de algumas casas, pagar caro para matar a sede é uma opção consciente. A maioria dos lugares agora têm sistemas de filtragem avançados e o sabor e claridade da água é quase indistinguível do que uma garrafa de Voss, vendida a 28 reais.

Entradas de frango

frango

A menos que a entrada seja chamada de “Frango Millionaire”, você acabou de ser grosseiramente explorada. Carne de frango – mesmo os orgânicos – raramente custam mais ao restaurante do que alguns reais por quilo. Possivelmente, o queijo utilizado em sua quiche de frango custa mais.

Tags: , , , , ,